Após o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) determinar reajuste linear de 7,5% nos salários de motoristas e cobradores do transporte rodoviário de Salvador, além do pagamento de quinquênio - depois de quatro dias de greve da categoria, que paralisou a cidade -, a prefeitura decidiu acatar o pleito dos empresários do setor por aumento nas tarifas. O reajuste, de 12%, fez o valor das passagens saltar de R$ 2,50 para R$ 2,80 no dia 3, segundo informou a Agência Estado.
O secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, José Mattos, justificou o aumento por este ter sido o segundo reajuste salarial desde que o valor da tarifa foi alterado da última vez, em janeiro do ano passado, quando a passagem saiu de R$ 2,30 para R$ 2,50. No início deste ano, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) havia reivindicado um aumento, mas teve o pedido indeferido pela administração municipal.
De acordo com Mattos, até 2014, mil ônibus da frota (de 2,7 mil) devem ser renovados e 70% dos veículos devem contar com equipamentos de acesso para deficientes físicos.
Fonte: Agência Estado, 1º de junho de 2012

Vendas de carros caem 4,4% no ano (01/06/2012)

Mesmo após o anúncio das medidas do governo que reduziram o IPI e consequentemente baixaram os preços do carro zero, os concessionários estavam apreensivos com a situação do mercado. "Quer situação