Foram vendidos 288 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões novos no Brasil no mês de maio, alta de 11,53% ante abril. É o segundo melhor desempenho mensal do ano, atrás apenas de março, quando 300,6 mil veículos foram licenciados. Segundo a Reuters, os números foram divulgados hoje pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), e são os primeiros a saírem após as medidas de incentivo ao crédito e a redução do IPI anunciada pelo governo no dia 21 de abril.
No acumulado do ano, porém, o cenário ainda é de queda ante 2011. Foram licenciadas 1,36 milhão de unidades entre janeiro e maio de 2012 - queda de 4,8% ante os cinco primeiros meses do ano passado. Em relação a maio de 2011, as vendas caíram 9,7%.
Apesar do resultado negativo do começo do ano, a Fenabrave manteve a previsão de alta nas vendas para 2012. Para automóveis e comerciais leves, a entidade prevê 3,54 milhões de unidades, um crescimento de 3,5% em relação ao ano passado.
Fonte: agência Reuters, 5 de junho de 2012

Vendas de carros caem 4,4% no ano (01/06/2012)

Mesmo após o anúncio das medidas do governo que reduziram o IPI e consequentemente baixaram os preços do carro zero, os concessionários estavam apreensivos com a situação do mercado. "Quer situação