Parking News

"Na discussão sobre quem tem direito de explorar o serviço de guardador de carros no Rio de Janeiro nos esquecemos de avaliar o mais importante, que é a utilidade deste serviço. Pensando em termos econômicos, trata-se de um enorme desperdício de mão-de-obra, uma vez que nada se produz. Em termos de serviço, este não existe, pois entregar um talão e receber o dinheiro não é serviço algum. Em termos de segurança, todos sabemos que o guardador não oferece nenhuma garantia contra roubo do veículo. Afinal, para que serve o guardador? Que venham os parquímetros, ou a venda de bilhetes em bancas de jornais, ou qualquer outro sistema que não dependa de aproveitadores, garantindo assim que toda a receita vá para a prefeitura, e somente para ela", Bernardo de Araújo Ferrer (por e-mail, 11/11), Rio
"A licitação que deu à empresa vencedora a oportunidade para explorar o estacionamento Vaga Certa em toda a Zona Sul precisa ser revista por Secretaria de Transportes, Câmara dos Vereadores e Tribunal de Contas do Município. Quem paga aos usuários desse serviço eventuais prejuízos tipo arrombamentos, avarias e roubo? O gerente da empresa ainda não respondeu. Como existe através de lei de 1977, que cria a profissão de guardador de automóveis, creio seus diretores têm toda razão de contestar quem votou a favor desse processo de licitação", Paulo Marinho (por e-mail, 12/11), Rio
"Na qualidade de membro do Ministério Público com atuação de mais de 20 anos na área penal e, principalmente, como cidadão, creio que a questão dos flanelinhas já há muito merece uma tipificação no Código Penal, pois esse tipo de comportamento ilícito não se soluciona mais com repressão ou com a colocação de agentes contratados pelo poder público para cobrar pelas vagas. Está mais do que na hora de o Congresso Nacional editar uma lei para tentar intimidar essas pessoas que praticam extorsões diárias contra a população na frente de todos. Sugiro um novo artigo no Código Penal nos seguintes termos: "Solicitar ou exigir, a qualquer título, dinheiro ou qualquer vantagem, sem autorização legal, a pretexto de permitir o estacionamento ou cuidar de veículo alheio em via pública. Pena - detenção de 1 a 3 anos e multa". Uma lei nesses termos permitiria a prisão em flagrante dos flanelinhas e guardadores não-autorizados. Cláudio Soares Lopes (por e-mail, 12/11), Rio
"A Praia Vermelha, local turístico, área militar e residencial, transforma-se no caos todo fim de semana de sol, com flanelinhas comandando o estacionamento e o trânsito nas barbas de Guarda Municipal, PM e PE. Carlos Alberto Massena Barbosa (por e-mail, 12/11), Rio
"Houve uma série de trapalhadas e confusões na troca do sistema de estacionamento que, na verdade, não tem segurança e sempre funcionou mal, prejudicando os motoristas. Por que a licitação limitou-se à Zona Sul? Essas dez mil vagas são insuficientes, já que a prefeitura não investiu em garagens subterrâneas. Os funcionários da CET-Rio nada fazem para controlar a balbúrdia no Centro, já que a CET-Rio está mais preocupada em instalar caça-níqueis pela cidade. Fernando Thadeu G. dos Santos (por e-mail, 12/11), Rio
Fonte: O Globo (RJ), 13 de novembro de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

a Munal das Vítimas celebrado no Rio (16/11/2008)

A cidade do Rio de Janeiro celebrou dia 16 de novembro, em Copacabana, Zona Sul, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Conforme veiculou a Folha Online, o objetivo principal do evento é al (...)

Os donos da rua (19/11/2008)

Sempre que algum carro chega à esquina da Marginal Pinheiros com a Rua Luís Seraphico Júnior, a 100 m da casa de espetáculos HSBC Brasil, em Santo Amaro, o manobrista bloqueia a passagem do veículo e (...)

Faltam informações em tempo real (17/11/2008)

A Folha de S. Paulo testou, nas últimas semanas, os serviços de informação da CET (Companhia de engenharia de Tráfego) que deveriam facilitar a vida do motorista: telefone, site, painéis eletrônicos e (...)

CET z que sistema melhora em janeiro (17/11/2008)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que seu sistema de informações irá melhorar a partir de janeiro, com a implantação de um novo serviço de informações por telefone para substituir o atual (...)

Mais uma taxa para o motorista (15/11/2008)

A partir de 2009, todos os veículos do Distrito Federal (GO) vão ter de passar por vistoria anual para verificar a emissão de gases poluentes, informa o portal G1. De acordo com o Detran, a inspeção v (...)

DF sem fiscais de trânsito (12/11/2008)

A Companhia Metropolitana de Trânsito já existe, mas só no papel. A publicação da lei que cria a autarquia deixa o Distrito Federal sem fiscalização para várias infrações de trânsito. A Companhia Metr (...)

Pedestres são 49,4% das vítimas em SP (15/11/08)

Segundo um mapa feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 49,4% das vítimas mortas no trânsito são pedestres e as marginais Pinheiros e Tietê têm o maior número de mortes por atropelamento; (...)

Comerciantes tentam congelar pedágio (11/11/2008)

O reajuste do valor do pedágio nas rodovias paranaenses, programado para a primeira semana de dezembro, está preocupando os comerciantes do litoral. A Associação dos Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Ba (...)

Cartas dos leitores para O Globo (14/11/2008)

"A profissão de flanelinha não existe. Existe, sim, manobrista ou guardador de carros em locais privados. Mesmo assim, a prefeitura resolve apadrinhar uma empresa com o direito de exercer atividade il (...)

Cidade pode ter bilhete único em 2009 (11/11/2008)

O bilhete único deve começar a ser instaurado no próximo ano na cidade do Rio de Janeiro. O projeto foi prometido pelo governado Sérgio Cabral e também fez parte da campanha do prefeito recém-eleito d (...)

Tribunal passa o reboque (13/11/2008)

O Tribunal de Contas do Municio (TCM) determinou dia 12 de novembro a rescisão do contrato finado entre a prefeitura do Rio de Janeiro e a empresa Embrapark para operação das 9.040 vagas de estacionam (...)

Mudança de rotina (13/11/2008)

Uma pesquisa do Instituto Qualibest concluiu que 74% dos motoristas de São Paulo mudaram de rotina para evitar o trânsito, após a Capital bater recordes de congestionamento no período de março a maio (...)

Estacionamento irregular (11/11/2008)

"Brasília parece, às vezes, não ter fiscalização de trânsito. Depois das reportagens mostrando a farra dos carros do corpo diplomático, sem falar nas demais autoridades que desobedecem a lei, os estac (...)

Agora, é bilhete azul ou multa (12/11/2008)

No dia 10 de novembro, o segundo da implantação do Área Azul - novo sistema de cobrança de estacionamento na Zona Sul do rio de Janeiro - mais de 60% dos funcionários da Embrapark permaneceram de braç (...)

sque Flanelinha nos Jarns (12/11/2008)

Estacionar o carro na Capital é uma saga para os motoristas. Para quem não quer pagar estacionamento, a alternativa é deixar na rua. Mas a maioria das vagas está loteada por flanelinhas, que cobram di (...)

Torpedo Cidadão (12/11/2008)

Os paulistas poderão, em breve, checar pelo celular suas multas de trânsito e pontos na carteira de motorista. O jornal Estado de S. Paulo explica que projeto em estudo na Secretaria de Gestão do Esta (...)

Shopping não se isentará por furto (14/11/2008)

O Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios assinou, dia 13 de novembro, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com duas empresas de estacionamento e dois shopping centers, determinan (...)


Seja um associado Sindepark