Parking News

Mesmo enfrentando grande rejeição, o pedágio urbano está ganhando espaço no mundo e muitos governantes começam a estudar a proposta. A equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, por exemplo, solicitou a diversos especialistas estudos para a melhoria do transporte. Um dos contatados foi o americano Jack Opiola, que enviou o projeto usado na implementação do pedágio urbano em Manchester, na Inglaterra. Opiola apresentou a proposta em um evento em São Paulo, quando falou ao jornal O Estado de S. Paulo. Veja trechos da entrevista:

Estado - Por que existe tanta rejeição ao pedágio urbano?
Jack Opiola - Se você perguntar às pessoas se elas querem pagar por alguma coisa, é lógico que elas dirão não. Ainda mais quando se trata de uma taxa cujo nome traz dois pontos negativos: taxa e congestionamento (o nome inglês é congestion charge). E as pessoas também acham que dirigir é um direito que elas têm, mas não é bem assim. Elas usam as ruas, há os semáforos e tudo isso tem um custo. Elas também não sabem os verdadeiros benefícios do pedágio urbano, que ele trará melhorias para os congestionamentos e para o transporte público.

Estado - Como o pedágio urbano melhora o transporte público?
Opiola - Eu não defendo unicamente o pedágio urbano. Tem de haver um pacote completo, com base nessa restrição. O projeto que estamos adotando em Manchester prevê que os recursos da cobrança dos motoristas sejam revertidos para o transporte público. Nós estimamos que 3 bilhões de libras sejam revertidos por ano. Qual cidade não quer um orçamento desses para o transporte?

Estado - Mas como restringir os carros em cidades como São Paulo, onde o transporte público não é eficaz?
Opiola - Não é preciso esperar uma grande melhoria para iniciar um projeto. O transporte público vai sendo melhorado conforme os recursos com o pagamento das taxas vão chegando. Em Manchester, houve um grande investimento inicial, mas tudo será pago com os recursos do pedágio.

Estado - O senhor foi convidado para colaborar com o governo de Barack Obama?

Opiola - Sim, mas não para fazer parte do governo. Foi para ser consultor. Na época da campanha, alguns conselheiros dele pediram que apresentasse estudos sobre trânsito. E agora me procuraram novamente. Não foi o Obama que me convidou; foram conselheiros dele.
Fonte: Agência Estado, 13 de novembro de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

a Munal das Vítimas celebrado no Rio (16/11/2008)

A cidade do Rio de Janeiro celebrou dia 16 de novembro, em Copacabana, Zona Sul, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Conforme veiculou a Folha Online, o objetivo principal do evento é al (...)

Os donos da rua (19/11/2008)

Sempre que algum carro chega à esquina da Marginal Pinheiros com a Rua Luís Seraphico Júnior, a 100 m da casa de espetáculos HSBC Brasil, em Santo Amaro, o manobrista bloqueia a passagem do veículo e (...)

Faltam informações em tempo real (17/11/2008)

A Folha de S. Paulo testou, nas últimas semanas, os serviços de informação da CET (Companhia de engenharia de Tráfego) que deveriam facilitar a vida do motorista: telefone, site, painéis eletrônicos e (...)

CET z que sistema melhora em janeiro (17/11/2008)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que seu sistema de informações irá melhorar a partir de janeiro, com a implantação de um novo serviço de informações por telefone para substituir o atual (...)

Mais uma taxa para o motorista (15/11/2008)

A partir de 2009, todos os veículos do Distrito Federal (GO) vão ter de passar por vistoria anual para verificar a emissão de gases poluentes, informa o portal G1. De acordo com o Detran, a inspeção v (...)

DF sem fiscais de trânsito (12/11/2008)

A Companhia Metropolitana de Trânsito já existe, mas só no papel. A publicação da lei que cria a autarquia deixa o Distrito Federal sem fiscalização para várias infrações de trânsito. A Companhia Metr (...)

Pedestres são 49,4% das vítimas em SP (15/11/08)

Segundo um mapa feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 49,4% das vítimas mortas no trânsito são pedestres e as marginais Pinheiros e Tietê têm o maior número de mortes por atropelamento; (...)

Comerciantes tentam congelar pedágio (11/11/2008)

O reajuste do valor do pedágio nas rodovias paranaenses, programado para a primeira semana de dezembro, está preocupando os comerciantes do litoral. A Associação dos Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Ba (...)

Cartas dos leitores para O Globo (14/11/2008)

"A profissão de flanelinha não existe. Existe, sim, manobrista ou guardador de carros em locais privados. Mesmo assim, a prefeitura resolve apadrinhar uma empresa com o direito de exercer atividade il (...)

Cidade pode ter bilhete único em 2009 (11/11/2008)

O bilhete único deve começar a ser instaurado no próximo ano na cidade do Rio de Janeiro. O projeto foi prometido pelo governado Sérgio Cabral e também fez parte da campanha do prefeito recém-eleito d (...)

Tribunal passa o reboque (13/11/2008)

O Tribunal de Contas do Municio (TCM) determinou dia 12 de novembro a rescisão do contrato finado entre a prefeitura do Rio de Janeiro e a empresa Embrapark para operação das 9.040 vagas de estacionam (...)

Mudança de rotina (13/11/2008)

Uma pesquisa do Instituto Qualibest concluiu que 74% dos motoristas de São Paulo mudaram de rotina para evitar o trânsito, após a Capital bater recordes de congestionamento no período de março a maio (...)

Estacionamento irregular (11/11/2008)

"Brasília parece, às vezes, não ter fiscalização de trânsito. Depois das reportagens mostrando a farra dos carros do corpo diplomático, sem falar nas demais autoridades que desobedecem a lei, os estac (...)

Agora, é bilhete azul ou multa (12/11/2008)

No dia 10 de novembro, o segundo da implantação do Área Azul - novo sistema de cobrança de estacionamento na Zona Sul do rio de Janeiro - mais de 60% dos funcionários da Embrapark permaneceram de braç (...)

sque Flanelinha nos Jarns (12/11/2008)

Estacionar o carro na Capital é uma saga para os motoristas. Para quem não quer pagar estacionamento, a alternativa é deixar na rua. Mas a maioria das vagas está loteada por flanelinhas, que cobram di (...)

Torpedo Cidadão (12/11/2008)

Os paulistas poderão, em breve, checar pelo celular suas multas de trânsito e pontos na carteira de motorista. O jornal Estado de S. Paulo explica que projeto em estudo na Secretaria de Gestão do Esta (...)

Shopping não se isentará por furto (14/11/2008)

O Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios assinou, dia 13 de novembro, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com duas empresas de estacionamento e dois shopping centers, determinan (...)


Seja um associado Sindepark