Por dia, diz a CET, há ao menos 28 intervenções programadas na cidade (dados de agosto). O número real, porém, é maior - a companhia admite que existem muitas irregulares. Por lei, toda obra que interfere no trânsito precisa ter autorização da companhia. Mas a reportagem verificou que os serviços da CET omitem ao motorista informações que vão de serviços pontuais de concessionárias (Sabesp, Eletropaulo, Telefônica) até obras grandes.
Nas marginais, sete dos dez painéis eletrônicos de mensagens não funcionam. Os restantes só informavam o total de quilômetros de lentidão na cidade, o que pouco ajuda. Para especialistas em planejamento de transportes, a falta de ferramentas de informação eficientes, em tempo real, complica ainda mais o trânsito porque, ao não oferecer opções de caminhos alternativos, a própria CET contribui para que o tráfego se concentre apenas nas principais vias. Além de, é claro, ajudar a piorar o dia do motorista ao sujeitá-lo a engarrafamentos-surpresa.
Fonte: Folha de S. Paulo, 17 de novembro de 2008