Parking News

A infraestrutura cicloviária de São Paulo não incentiva os deslocamentos por bicicleta, mas não precisamos esperar a cidade dos sonhos para começar a pedalar. Podemos fazer isso hoje e já fazemos: somos centenas de milhares nos deslocando de bicicleta pela cidade, todos os dias. O ponto principal é a escolha da rota, aponta reportagem de O Estado de S. Paulo. Quando pensamos no caminho a fazer, é comum imaginar grandes avenidas, por serem as vias mais conhecidas e a escolha natural para se deslocar de carro ou de ônibus. Mas, de bicicleta, raramente uma grande avenida é a melhor escolha. Você pode até chegar um pouco mais rápido, mas é mais importante chegar bem.
Estique um pouco o percurso para pegar uma rua com menor fluxo. O deslocamento de bicicleta deve ser divertido, não estressante. Faça de sua ida ao trabalho um passeio diário.
Mas não corra riscos desnecessários. Pedale sempre na mesma direção dos carros, para que os motoristas não sejam apanhados de surpresa. Indique com a mão quando for virar ou mudar de pista, para que possam antecipar seus movimentos.
Ciclovias e ciclofaixas são importantes para proteger o ciclista do fluxo rápido de automóveis ou do tráfego pesado de caminhões e ônibus. O ideal é que estejam em grandes avenidas e eixos de deslocamento e que estejam interligadas.
A bicicleta tem direito de usar as vias, garantido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Os demais veículos devem ultrapassá-la a 1,5m de distância, pela lei e pelo bom senso. Por isso, não se sinta culpado ou constrangido de pedalar nas ruas, pois elas são de todos. Exerça seu direito, permita-se esse prazer e pedale.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 4 de abril de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A novela das garagens (31/03/2011)

A novela da construção de garagens para acomodar os carros que, em número cada vez maior, não encontram local para estacionar, principalmente na região central da capital, se arrasta há 15 anos e já s (...)

Estado quer modernizar o Sem Parar (01/04/2011)

O governo do Estado de São Paulo pretende substituir os modelos automáticos de cobrança de pedágio - o atual Sem Parar. O objetivo é modernizar todos os equipamentos colocados nas rodovias concessiona (...)

Só perdemos com ele (06/04/2011)

O trânsito é um dos maiores problemas da cidade de São Paulo. Para começar, mata (em 2009, foram 1.382 mortos em acidentes de trânsito na capital contra 1.301 vítimas de assassinato). Emporcalha o amb (...)

Guincho da CET é mais caro (04/04/2011)

Quando foi informado por policiais militares, durante uma blitz na zona norte da capital, que seu carro seria guinchado por estar com o licenciamento vencido, o motorista Givaldo Barreto de Jesus não (...)


Seja um associado Sindepark