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O número de shopping centers no interior deve ultrapassar o dos grandes centros pela primeira vez em 2011, segundo previsão da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) divulgada dia 29 de março. Em 2010, 50,13% dos empreendimentos estavam nas capitais e 49,87% fora delas, mostra estudo da entidade em parceria com o Ibope Inteligência. "Vemos cada vez mais uma tendência de interiorização. Há 20 anos, eram 70% nas grandes cidades e 30% fora delas. Essa proporção vem se invertendo", afirma o presidente da associação Nabil Sahyoun. A reportagem é da Folha Online.
De acordo com a Alshop, há atualmente 124 empreendimentos em construção no país, sendo 65% no interior. A previsão é de que sejam inaugurados até o primeiro semestre de 2013. Os investimentos nos projetos vão somar R$ 6,331 bilhões.
"As grandes cidades estão muito congestionadas de empreendimentos. Além disso, o preço do metro quadrado está muito elevado nelas", diz Sahyoun, acrescentando que as prefeituras de pequenos municípios têm interesse em atrair os shoppings para não perderem receita para vizinhos que os tenham.
Os investimentos são justificados em cidades com mais de 120 mil habitantes, com entorno com 300 mil a 400 mil habitantes.
Os lojistas apontam ainda que cresce o número de shoppings direcionados para as classes C e D. "A REP (Centros Comerciais), responsável pelo Mais Shopping Largo 13, tem outros 12 projetos segmentados para essa faixa da população", acrescenta.
Faturamento
O faturamento do setor neste ano deve superar os R$ 100 bilhões. No ano passado, totalizou R$ 93 bilhões, 6% a mais que em 2009. O número de inaugurações em 2011 ficará entre 33 e 35, o que fará com que o número no país supere 800 - em 2010, fechou com 766.
"O Brasil ocupa a sexta posição no ranking mundial de shopping centers", afirma Sahyoun. Nas primeiras posições aparecem os Estados Unidos, Canadá e China.
Para a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o número de empreendimentos no país é menor (408) porque ela só considera os que têm área vendável superior a 5.000 metros quadrados.
Fonte: Folha Online, 30 de março de 2011

Categoria: Fique por Dentro


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