Milhares de passageiros que necessitam do metrô como meio de transporte para chegar ao trabalho enfrentam uma rotina bem difícil no Rio. Quase um ano e meio depois de inaugurada, a ligação direta da Pavuna à Zona Sul não resolveu os problemas de superlotação. A concessionária responsável pelo transporte, a Metrô Rio, informou que novos trens só devem chegar da China no fim do ano. Antes das portas dos vagões se abrirem, dezenas de pessoas já iniciam uma competição em busca dos melhores lugares. Em poucos segundos, os trens ficam cheios, mostra reportagem do RJTV.
A cada estação que o trem para, mais pessoas entram. Nos metrôs, falta lugar até para segurar, e é preciso improvisar.
"Como trabalhadora, eu me sinto maltratada", desabafa uma passageira.
Em dezembro de 2009, quando a conexão direta entre a Pavuna e a Zona Sul foi criada, houve muito tumulto. A concessionária afirmava que a situação só iria melhorar de fato com a chegada de 19 novos trens fabricados na China. Mas diz que houve atraso no cronograma e que eles só devem chegar a partir de dezembro de 2011.
No fim do ano passado, o governo do estado encaminhou um ofício a Agetransp pedindo que a agência reguladora multasse o metrô. Segundo o governo, pelo contrato de renovação assinado em 2007, os novos trens deveriam ter começado a chegar em agosto de 2010. Fonte: programa RJTV (TV Globo), 4 de abril de 2011

A novela das garagens (31/03/2011)

A novela da construção de garagens para acomodar os carros que, em número cada vez maior, não encontram local para estacionar, principalmente na região central da capital, se arrasta há 15 anos e já s (...)

Estado quer modernizar o Sem Parar (01/04/2011)