Parking News

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), propôs dia 28 de março que todos os carros a diesel ou a gasolina sejam eliminados das cidades do bloco até 2050. O comissário de Transportes do bloco, Siim Kallas, também elaborou planos para migrar para trens metade das "jornadas de distância média" - a partir de 300 km - feitas atualmente em automóveis. Kallas propôs ainda cortes de 40% nas emissões de carbono promovidas pelo transporte de cargas e um maior uso de combustíveis verdes na aviação. Segundo a rádio BBC Brasil, as metas fazem parte do relatório Transporte 2050, apresentado pela Comissão Europeia em Bruxelas.
Efeito estufa
O objetivo final do plano de metas é cortar em 60% as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa originárias do setor de transportes e reduzir a dependência do petróleo importado.
Para isso, a União Europeia necessitará de uma rede mais "ampla e funcional" de corredores de transporte, incluindo conexões de trem entre os principais aeroportos do bloco, e a modernização e integração do sistema de controle do tráfego aéreo.
O bloco diz que pretende se tornar "líder mundial" em segurança de transportes aéreos, ferroviários e marítimos.
Segundo Kallas, as medidas não pretendem coibir a mobilidade dos viajantes europeus.
"A crença de que você precisa reduzir a mobilidade para combater a mudança climática não é verdadeira", disse o comissário. "Podemos quebrar a dependência em petróleo do setor de transportes sem sacrificar nossa eficiência ou comprometer a mobilidade. A liberdade de viajar é um direito básico de nossos cidadãos. Reprimir isso não é uma opção."
Reações
Mas medidas propostas pela Comissão Europeia já estão sendo alvo de críticas.
O ministro-adjunto britânico dos Transportes, Norman Baker, rejeitou a ideia de banir carros nos centros urbanos.
Para Richard Dyer, da ONG ambientalista Friends of the Earth, as propostas de Kallas são bem-vindas, mas falta esclarecer quais investimentos em transporte público serão feitos para concretizá-las.
Fonte: rádio BBC Brasil, 28 de março de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A novela das garagens (31/03/2011)

A novela da construção de garagens para acomodar os carros que, em número cada vez maior, não encontram local para estacionar, principalmente na região central da capital, se arrasta há 15 anos e já s (...)

Estado quer modernizar o Sem Parar (01/04/2011)

O governo do Estado de São Paulo pretende substituir os modelos automáticos de cobrança de pedágio - o atual Sem Parar. O objetivo é modernizar todos os equipamentos colocados nas rodovias concessiona (...)

Só perdemos com ele (06/04/2011)

O trânsito é um dos maiores problemas da cidade de São Paulo. Para começar, mata (em 2009, foram 1.382 mortos em acidentes de trânsito na capital contra 1.301 vítimas de assassinato). Emporcalha o amb (...)

Uso da bicicleta nas ruas (04/04/2011)

A infraestrutura cicloviária de São Paulo não incentiva os deslocamentos por bicicleta, mas não precisamos esperar a cidade dos sonhos para começar a pedalar. Podemos fazer isso hoje e já fazemos: som (...)

Guincho da CET é mais caro (04/04/2011)

Quando foi informado por policiais militares, durante uma blitz na zona norte da capital, que seu carro seria guinchado por estar com o licenciamento vencido, o motorista Givaldo Barreto de Jesus não (...)


Seja um associado Sindepark