Entrar no carro e sair sem depender de ninguém, enfrentar o trânsito. O que para muitos parece uma tarefa simples, para outros, é motivo de medo. É o caso da funcionária pública Nair Costa Pinheiro, que já tentou tirar carteira de motorista três vezes. Ela fez as aulas de direção, mas, na hora de marcar a prova, o medo foi tão grande que ela desistiu. "Dá medo, dá aquele pavor de marcar a prova. Se o instrutor está perto de mim, tudo bem, mas pensar de fazer alguma coisa sem o instrutor perto de mim eu não tenho condições", conta. A reportagem foi veiculada no Bom dia DF.
Assim como Nair, outras 26 pessoas tentam superar o medo de dirigir na primeira turma do curso oferecido pelo Detran. Nas aulas, eles falam sobre as dificuldades e recebem assistência de uma psicóloga. "Situações que elas enfrentaram no passado como algum trauma, medo de atropelar as pessoas e os próprios sintomas afastam muito a pessoa do ato de dirigir. Taquicardia, sudorese, excessivo medo de atropelar alguém, de não conseguir parar, por exemplo, na faixa de pedestre, tudo isso afasta a pessoa", explica a psicóloga perita em trânsito Vera Lúcia Perpétuo.
O curso é de graça e tem duração de uma semana, mas depois de um mês os alunos voltam para mais um encontro, onde podem trocar experiências. Para o Detran, o curso é também uma oportunidade de avaliar a formação que os candidatos recebem nas autoescolas.
Para os alunos, mais do que superar o medo, o curso pode significar uma mudança de vida. "Agora estou me sentido mais segura, mais firme. Estou gostando muito das aulas e querendo dirigir", conta a auxiliar de enfermagem Irene Araújo.
Fonte: programa Bom Dia DF (TV Globo), 31 de março de 2011

A novela das garagens (31/03/2011)

A novela da construção de garagens para acomodar os carros que, em número cada vez maior, não encontram local para estacionar, principalmente na região central da capital, se arrasta há 15 anos e já s (...)

Estado quer modernizar o Sem Parar (01/04/2011)