O Texas quer ter as autoestradas mais velozes dos Estados Unidos e deve aumentar de 80 para 85 milhas por hora (137 km/h) a velocidade máxima permitida em suas melhores rodovias, em trechos que totalizam cerca de 850 km. A medida já foi aprovada pelos deputados estaduais e está sendo apreciada agora pelo senado regional (o Texas tem um sistema legislativo com duas instâncias) e conta com o apoio do governador do estado, Rick Perry. Segundo o AutoEstrada, apesar de repercutir bem ante o público, a elevação da velocidade máxima enfrenta forte oposição em vários setores, entre eles a polícia, seguradoras e ambientalistas.
As empresas de seguros argumentam que uma grande parte dos motoristas não está preparada para reagir a imprevistos em alta velocidade e que os acidentes, além de aumentarem em número, terão maior gravidade. Já os ambientalistas argumentam que o aumento da velocidade máxima implicará maior consumo de combustível e elevação nas emissões de CO2 e outros poluentes.
Os defensores do aumento da velocidade máxima afirmam que o ponto de vista das seguradoras já foi usado na década de 1980, quando os legisladores federais discutiam a eliminação do limite de 55 milhas por hora imposto a todo o país durante a crise do petróleo dos anos 70. Desde que os estados foram liberados para estabelecer seus próprios limites, o número de mortes em acidentes rodoviários nos EUA caiu significativamente e, no ano passado, foi de 33.808, o menor número desde 1949.
Fonte: site AutoEstrada, 8 de abril de 2011

Metrô de SP é o mais lotado do mundo (09/04/2011)

O Metrô de São Paulo atingiu no ano passado a marca de 11,5 milhões de passageiros transportados a cada quilômetro de linha. O número é 15% maior do que em 2008, quando 10 milhões de usuários foram le (...)

DF tem álcool mais caro do país (06/04/2011)