Parking News

A Packard foi fundada por James Ward Packard, William Doud Packard e por George L. Weiss, na cidade de Warren, Ohio. James acreditava que eles poderiam fabricar carros melhores que os da Winton Weiss, e sendo ele um engenheiro mecânico, tinha em mente várias ideias para a melhoria do design dos carros da época. Packard não estava muito satisfeito com seu Winton, carro que havia comprado há pouco tempo. Ele chegou a escrever para Alexander Winton uma carta com muitas reclamações e sugestões, no entanto, sentindo-se ofendido pela critica de Packard, Winton escreveu a Packard desafiando o mesmo a construir um carro melhor.
E foi o que Packard fez, construiu um carro de luxo, e conseguiu que sua marca superasse a de Winton durante muitas décadas. Packard fabricaria o seu primeiro carro em Warren, Ohio, no dia 6 de novembro de 1899. Em setembro de 1900, a Ohio Automobile Company seria registrada como a fabricante, e, enquanto isso, os carros seriam vendidos como Packard. Tendo em vista que esses automóveis ganharam uma notoriedade muito grande e em pouco tempo, e não havia mais a fabricante de automóveis intitulada Ohio, seu nome foi mudado, passando, em 1902, a Packard Motor Car Company. Desde o inicio, os automóveis Packard introduziriam uma série de inovações em seus projetos, incluindo o volante moderno, e um ano depois, a primeira produção de um motor 12 cilindros, já que, até 1903, todos os Packard tinham um motor monocilindrico.
Decada de 30
Durante e mesmo depois da década de 30, os Packard fabricados foram considerados muito caros, para o padrão americano, já que bem nessa época os Estados Unidos vivam a grande depressão econômica causada pela queda da bolsa em 1929. Todos se referiam a Packard como sendo um dos três "Ps" da realeza automobilística americana, junto com a Pierce Arrow, de Buffalo, Nova York, e a Peerless, de Cleveland, Ohio. Durante quase toda a sua história, a Packard foi comandada pelo seu presidente e gerente geral Alvan Macauley, que também foi presidente da National Automobile Manufactures Association. Indicado para o hall da fama do automobilismo, Macauley foi o criador do slogan da packard, que era "Pergunte ao homem que possui um".
O final da Packard
A falência da Packard se deu em 1958, com a forte concorrência da Ford, e de novos luxuosos da Chevrolet. A Packard, que estava associada à Studebaker, não resitiu muito mais tempo. Em 1957 e em 1958, chegou-se a lançar um carro com o selo Packard, mas as vendas foram desanimadoras.
Até hoje, ainda existe o prédio onde funcionava a fábrica da Packard, situada em Detroit. O prédio, abandonado, é, segundo muitos especialistas, o símbolo máximo de uma época de ouro da fabricação de automóveis nos Estados Unidos.
Fontes: Wikipedia e Best Cars Web Site, abril de 2011

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

Metrô de SP é o mais lotado do mundo (09/04/2011)

O Metrô de São Paulo atingiu no ano passado a marca de 11,5 milhões de passageiros transportados a cada quilômetro de linha. O número é 15% maior do que em 2008, quando 10 milhões de usuários foram le (...)

DF tem álcool mais caro do país (06/04/2011)

O preço nas bombas de combustíveis mudou tanto nesses últimos meses que é até difícil de acompanhar. Desde o começo do ano, foram oito reajustes e o preço do litro do álcool saltou de R$ 2,03, em jane (...)

Préo de carros (10/04/2011)

Não será surpresa se você chegar com o seu carro de manhãzinha ao estacionamento Beijing Park, um imenso amontoado de veículos, num prédio de 25 andares na avenida Prestes Maia, crente de que consegui (...)


Seja um associado Sindepark