Não será surpresa se você chegar com o seu carro de manhãzinha ao estacionamento Beijing Park, um imenso amontoado de veículos, num prédio de 25 andares na avenida Prestes Maia, crente de que conseguiria achar uma vaga e se deparar com a placa de "lotado". O sobe e desce frenético de carros por ali faz parte da rotina. O local, onde cabem 800 veículos, a maioria deles de comerciantes ou clientes da rua 25 de Março, fica lotado especialmente às vésperas de feriados, como a Páscoa, constata reportagem da Revista São Paulo.
"Já chegamos a receber 1.500 carros num dia", conta o gerente, Francisco de Assis Estevão. Seis elevadores trabalham incessantemente para levar os veículos ao prédio. O Beijing recebe de BMWs a Kombis e Brasílias. Cobra R$ 12 pela primeira hora, mas oferece o preço fechado de R$ 30 por 12 horas. A mensalidade chega a custar R$ 290. Os estacionamentos verticais sugiram no centro já na década de 1970 para compensar a falta de vagas na cidade.
Jaime Waisman, engenheiro e consultor em transportes, conta que, hoje, eles são inviáveis. "São muito caros, até pelo custo de operação", diz. "As garagens subterrâneas são a melhor opção atualmente", explica.
Fonte: Revista São Paulo (Folha de S. Paulo), 10 de abril de 2011

Categoria: Mercado

Metrô de SP é o mais lotado do mundo (09/04/2011)

O Metrô de São Paulo atingiu no ano passado a marca de 11,5 milhões de passageiros transportados a cada quilômetro de linha. O número é 15% maior do que em 2008, quando 10 milhões de usuários foram le (...)