Está mais caro estacionar no centro de Ourinhos (SP) desde o dia 2. A tarifa da zona azul foi reajustada e a justificativa é para melhorar a estrutura dos guardas mirins, atualizar o valor sem aumento desde 2006 e também para melhorar a rotatividade de carros na área mais movimentada da cidade. A multa por falta de pagamento de zona azul é de R$ 53,20 e o motorista recebe três pontos na carteira de habilitação, lembra o G1. Além de paciência para encontrar vagas no centro, os motoristas passaram a pagar mais caro desde o dia 2 pelo cartão de uma hora de estacionamento nas áreas de zona azul: de R$ 1 para R$ 1,50.
Ourinhos possui uma frota de cerca de 60 mil veículos. A falta de vagas para estacionamento no centro fez a prefeitura aumentar o número de ruas com a cobertura da zona azul. A medida visa gerar um rodízio maior de veículos nas vagas e, com isso, elevar a oferta de locais para estacionamento de carros e motos. "A aplicação da zona azul foi complementada devido à demanda do comércio, o número significativo de veículos. Demos uma complementação no quadrilátero que já existia", informa o coordenador de trânsito, Alberto de Souza.
A cobrança da zona azul fica a cargo da Guarda Mirim, que tem convênio com a prefeitura para realizar o serviço. São 170 adolescentes, com idades entre 16 e 18 anos, que fazem a venda dos talões de estacionamento na área central. O presidente da entidade, Henrique Ferreira dos Santos, alega que o aumento foi necessário devido à defasagem na tarifa, que não era reajustada desde 2006.
O técnico de enfermagem Alexandre de Paula já percebeu que encontrar uma vaga para estacionar o carro no centro da cidade tem se tornado uma tarefa cada vez mais complicada. "É difícil, principalmente nos horários de pico. Tem que rodar de 15 a 20 minutos para conseguir uma vaga", diz.
Mesmo com as justificativas para o aumento, a nova tarifa tem gerado discussão na cidade. "Tem que ver o que traz de benefício para a gente. Já pagamos imposto e tudo mais. Não acho justo", disse um motorista.
Fonte: portal G1, 2 de maio de 2013

Categoria: Mercado

Estacionamento só garante carro (03/05/2013)

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que não é possível responsabilizar empresa de estacionamento por assalto à mão armada sofrido em seu pátio por cliente que teve pertences (...)