A Prefeitura de Mogi das Cruzes analisa propostas de melhorias e soluções para o trânsito da cidade elaboradas por engenheiros e arquitetos vencedores de um concurso de ideias promovido pela Câmara Municipal em parceria com entidades da área de planejamento urbano. As sugestões envolvem desde medidas simples - como mudanças de local de pontos de ônibus - até intervenções complexas, como a implantação de Veículo Leve Sobre Trilho (VLP). As propostas dos três primeiros colocados estão sob análise do Executivo desde 20 de abril e ainda não há prazo para conclusão, segundo o G1.
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (Aeamc) ajudou a organizar o concurso. As propostas vencedoras foram elaboradas pela equipe formada pelo engenheiro Gilmar Aparecido Gallo e as arquitetas Kátia Suemi Tanaka e Giovana Dias de Campos. O projeto foi dividido em ações de curto, médio e longo prazo.
Mão dupla na São João
Entre as propostas que podem ser imediatamente aplicadas está a extensão da mão dupla da Rua São João, no Centro da cidade. O projeto sugere que ela seja feita "do trecho que compreende o Hospital Mogi D"or até a Rua Cardoso Siqueira, com a finalidade de diminuir o fluxo de veículos no sentido da Rua Dr. Corrêa e no semáforo da Praça 7 de Setembro."
Outra proposta é o remanejamento dos pontos de ônibus da Praça do Carmo e da rua Dr. Corrêa, que ficam bastante próximos. O projeto argumenta que "a ocorrência de três ou mais ônibus parados em ambos os pontos causa transtorno aos demais automóveis, sobrando pouco espaço para a circulação". Porém, não há sugestão de para onde esses poderiam ser realojados.
Para arquiteta, carros-fortes poderiam parar nos estacionamentos dos bancos.
A arquiteta Katia Tanaka - coautora do projeto vencedor - observa que há problemas quando carros-fortes descarregam dinheiro em frente aos bancos. Na opinião dela, algumas medidas simples poderiam resolver o problema. "Muitos bancos têm estacionamento próprio, poderia haver uma lei municipal determinando que os carros de serviço bancário usem os estacionamentos das próprias agências para descarregar os valores. Em outros pontos da cidade poderia haver vagas exclusivas para os carros-fortes", sugere a arquiteta.
Bolsões de estacionamento
Além das sugestões de aplicação mais fácil e baixo custo, o projeto vencedor também propõe ações mais ambiciosas. Uma das ideias é a implantação progressiva de bolsões de estacionamento.
Primeiro, haveria um bolsão para vans e ônibus escolares com a finalidade de organizar e desobstruir as avenidas próximas às universidades, funcionando apenas no horário noturno das faculdades. Num segundo momento, outros quatro bolsões seriam destinados a motoristas de carros de passeio. Eles seriam implantados em Brás Cubas, Vila Industrial, Mogilar e Jardim Camila.
Fonte: portal G1, 5 de maio de 2013

Estacionamento só garante carro (03/05/2013)

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que não é possível responsabilizar empresa de estacionamento por assalto à mão armada sofrido em seu pátio por cliente que teve pertences (...)

Vendas crescem 18% no mês de abril (03/05/2013)