O Metrô vai construir um novo acesso subterrâneo que vai ligar a rua Bela Cintra, na região central de São Paulo, até a estação Paulista, da linha 4-amarela. De acordo com o Metrô, a ideia desse túnel é permitir que o passageiro que está na região da avenida Paulista, por exemplo, acesse a linha 4 sem precisar passar pela estação Consolação, da linha 2-verde. As informações foram divulgadas pela Folha.
Hoje em dia, o passageiro entra na estação Consolação e precisa andar por toda a plataforma, utilizar as escadas rolantes para então chegar à estação Paulista. A ideia é que o novo túnel agilize o acesso do usuário na linha 4 e ainda reduza o volume de passageiros que utilizam a área de interligação entre as duas linhas.
Ainda não há previsão para a obra ser iniciada. Segundo o Metrô, está em fase de conclusão o projeto da obra. O Metrô afirma que também estuda a construção de um novo túnel para interligar as linhas verde e vermelha.
Lotação
De acordo com dados do Metrô, atualmente circulam por dia 131 mil passageiros na estação Consolação. Já na estação Paulista, são 145 mil pessoas que circulam por dia. O Metrô transporta diariamente 4,6 milhões de usuários.
Nos horários de pico, segundo o Metrô, os funcionários tentam organizar a fila para facilitar o deslocamento dos passageiros entre as estações Paulista e Consolação. No período da manhã, o fluxo de passageiros é mais intenso da Paulista para a Consolação e, à noite, essa situação se inverte.
O Metrô explica que na passagem subterrânea atual funcionam duas filas em cada direção fora do horário de pico. "Mas, essa disposição é alterada conforme a necessidade, deixando três filas no sentido de maior fluxo e uma, no de menor", explica nota enviada pelo Metrô.
Redistribuição
Para o Metrô, a redistribuição da demanda concentrada nesta área de integração terá início no segundo semestre de 2014, com a inauguração das estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, da linha-4.
A partir do funcionamento dessas estações, usuários que desembarcam na estação Paulista para acessarem a região da rua Oscar Freire, avenida Rebouças, rua da Consolação e avenida Angélica, por exemplo, não precisarão utilizar mais a estação Paulista.
Além disso, com a operação da linha 5-lilás, que se integrará com a linha 1-azul, na estação Santa Cruz, e com a linha 2-verde, na estação Chácara Klabin, o Metrô afirma que o fluxo concentrado na estação Consolação será dividido com a nova opção de transferência na estação Chácara Klabin.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de maio de 2013

Estacionamento só garante carro (03/05/2013)

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que não é possível responsabilizar empresa de estacionamento por assalto à mão armada sofrido em seu pátio por cliente que teve pertences (...)

Vendas crescem 18% no mês de abril (03/05/2013)