Comerciantes da Praia do Canto, bairro nobre de Vitória, lançaram uma campanha contra a atuação dos flanelinhas na região. Eles orientam os clientes a não dar dinheiro para os flanelinhas e a denunciar ameaças. A ação divide opiniões na região, destaca o G1.
No mês passado, dois casos foram parar na delegacia. Depois de coagir motoristas, um flanelinha foi denunciado e preso. Já outro deu uma pedrada no vidro do carro porque o motorista não quis pagar.
O comerciante Cesar Saad faz parte da Associação dos Comerciantes da Praia do Canto e incentiva a campanha contra os flanelinhas. "Diga não aos flanelinhas. Estamos orientando os clientes a não darem dinheiro para eles. Alguns têm medo da reação, mas a maioria está aceitando bem", conta. Para o motorista Euclides Ferreira, muitas pessoas se sentem intimidadas a negar dinheiro para os flanelinhas. "Às vezes as pessoas sentem medo de como o flanelinha vai reagir, medo de dizer não e sofrer algum dano", afirma.
A atuação dos flanelinhas divide opiniões no bairro. Alguns clientes confiam tanto neles que deixam a chave do carro para ser estacionado e cuidado. "Deveria existir um controle. É melhor ter pessoas de confiança guardando e limpando seu carro do que ter usuários de drogas nas ruas", opina Alonso Grazzioti.
O flanelinha Cecílio Ribeiro dos Santos trabalha há 30 anos na Praia do Canto e afirma que já conquistou a confiança de muita gente. "Sou contra cobrar, exigir dinheiro. Mas quando o cliente quer dar, eu aceito", diz.
A Prefeitura de Vitória disse que a Praia do Canto e o Centro estão na primeira etapa da implantação do estacionamento rotativo. Espera agora a licitação para contratar a empresa. O edital sai ainda este mês. A prefeitura também pretende instalar câmeras de segurança em vários bairros, mas os locais exatos e as datas ainda serão definidos.
Fonte: portal G1, 2 de maio de 2013

Estacionamento só garante carro (03/05/2013)

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que não é possível responsabilizar empresa de estacionamento por assalto à mão armada sofrido em seu pátio por cliente que teve pertences (...)

Vendas crescem 18% no mês de abril (03/05/2013)