Os proprietários de veículos com placa final 7, licenciados na capital de São Paulo, já podem levá-los para a inspeção e têm até o dia 30 de setembro para realizar a vistoria dentro prazo, conforme calendário divulgado pela Prefeitura de São Paulo. Aqueles que ainda não agendaram devem fazê-lo por meio do site da Controlar (www.controlar.com.br). No endereço, o condutor deve imprimir o boleto de R$ 44,36, referente à taxa obrigatória. Após 72 horas do pagamento, é possível agendar a vistoria, também por meio do site da empresa. Para os veículos com placa final 8, o agendamento começou dia 4, destaca o InfoMoney.
Aqueles que não realizaram a inspeção no ano passado devem pagar uma outra taxa, de R$ 46,40, referente ao desbloqueio do veículo, para depois pagar a taxa obrigatória e agendar a inspeção 2012.
Calendário
Todos os veículos licenciados na capital paulista devem passar pela vistoria obrigatória, que visa diminuir a emissão de poluentes na cidade. Aqueles que não realizarem a inspeção até a data correta estarão sujeitos à multa de R$ 550.
E mesmo aqueles que anteciparem o licenciamento devem fazer a inspeção no prazo da sua placa, pois, além da multa, terão o licenciamento bloqueado no ano seguinte.
Os prazos para realizar a inspeção começam em fevereiro e se estendem a dezembro deste ano:

Calendário da inspeção 2012
Final da Placa Início agendamento Início Inspeção Término Inspeção
1 02 / janeiro 01 / fevereiro 30 / abril
2 02 / fevereiro 03 / março 31 / maio
3 03 / março 02 / abril 30 / junho
4 03 / abril 03 / maio 31 / julho
5 e 6 03 / maio 04 / junho 31 / agosto
7 04 / junho 03 / julho 30 / setembro
8 04 / julho 03 / agosto 31 / outubro
9 03 / agosto 03 / setembro 30 / novembro
0 03 / setembro 03 / outubro 31 / dezembro