A produção brasileira de veículos no 1º semestre teve queda de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado, informou a associação de montadoras, Anfavea, dia 5. O setor produziu 1,55 milhão de veículos no período. Na comparação com maio, a produção de carro em junho teve um recuo de 2,6%, para 273,6 mil unidades. Já em relação a junho do ano passado, a baixa foi de 7,6%, informou o UOL Notícias.
No fim de maio, o governo cortou até o fim de agosto o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre veículos e anunciou medidas de incentivo aos financiamentos do setor.
O impacto foi sentido apenas em junho e ajudou a indústria a reduzir a queda acumulada nas vendas, que até maio estava em 4,8%, dado bem abaixo da previsão da Anfavea de crescimento dos licenciamentos em 2012 de 4% a 5%, para 3,77 milhões a 3,81 milhões de unidades.
Apesar do desempenho das vendas em junho, que se deu em cima de estoques elevados, a associação de concessionários Fenabrave fez uma dura revisão de suas projeções.
A estimativa da entidade para os licenciamentos de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões em 2012 passou de alta de 3,5% para queda de 0,5%. Se confirmado, será o primeiro recuo anual de vendas desde 2004.
Fiat lidera entre montadoras, seguida da Volkswagen
A Fiat encerrou junho com vendas de 75.240 automóveis e comerciais leves ante 59.482 em maio. A montadora italiana foi seguida pela Volkswagen, que emplacou 71.805 veículos após 54.537 no mês anterior.
A General Motors apurou vendas de 57.593 unidades em junho, após 54.785 em maio, e a Ford licenciou 33.727 carros e comerciais leves depois de emplacar 24.267 no mês anterior.
Vendas disparam em junho, mas devem recuar em 2012
No dia 3, a associação de concessionárias, Fenabrave, divulgou que as vendas de veículos no Brasil no mês passado foram as mais altas desde dezembro de 2011 e as melhores para um mês de junho.
Porém, a associação estima agora que a indústria terminará 2012 em queda, sem renovar o recorde do ano passado.
As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em junho dispararam 22,86%, para 353.201 unidades, após medidas do governo no fim de maio para incentivar o setor. Na comparação com junho de 2011, as vendas no mês passado cresceram 16,06%.
No semestre, as vendas somaram 1,72 milhão de unidades, queda de 1,17% na comparação com o mesmo período de 2011, e reduziram o desempenho negativo que vinha acumulando até maio.
Com o resultado, a Fenabrave reviu as projeções de vendas para 2012. A estimativa nas vendas de automóveis e comerciais leves passou de alta de 3,5% para queda de 0,4%, a 3,41 milhões de unidades. Já a previsão para venda de caminhões foi definida em queda de 6,93%, para 160,7 mil unidades, ante alta prevista de 2,6% anteriormente.
Fonte: UOL Notícias, 5 de julho de 2012

59% dos jovens rigem teclando celular (08/07/2012)

Se digitar, não dirija. O alerta não vem em embalagens de celular, propagandas de operadoras nem foi abraçado por autoridades. Mas pesquisa feita com 350 jovens de 18 a 24 anos em cinco capitais brasi (...)

Crescem as multas por bichos (06/07/2012)