O conflito entre carros e motos tem provocado muitas mortes. Em São Paulo, 43 motociclistas morrem por mês. Eles já representam metade das vítimas de acidente de trânsito que dão entrada no Hospital das Clínicas, um dos principais do país. O diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Dirceu Rodrigues Alves Júnior, analisa um acidente, onde o carro diminui a velocidade e, em seguida, a moto se choca contra ele. "Esse motociclista vem a muita velocidade, deve estar em torno de 100 km/h, deve ter um peso em torno de 80 kg e imaginamos que ele impacta com o veículo da frente com 1.200 kg, que é igual a uma explosão, com lesões múltiplas. É como se ele tivesse caído de um edifício de 15 andares", afirma ao Jornal Hoje.
Quem sobrevive a acidentes assim entra na fila de pacientes do Hospital das Clínicas, onde nos últimos seis anos o número de pacientes que sofreu acidente de moto aumentou 14%. "Para cada morte, temos de quatro a cinco casos de lesões graves. Muitas vezes, o individuo vem sem o segmento ósseo", afirma o médico Marcelo Rosa de Rezende.
A caminhada em busca da recuperação deste tipo de acidente é lenta e envolve fortalecer a musculatura e reaprender a fazer movimentos simples. Segundo levantamento do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas, nos últimos 10 anos, as lesões provocadas pelos acidentes de moto se tornaram mais graves e o tratamento pode exigir uma vida inteira de dedicação.
Fonte: Jornal Hoje (Rede Globo), 5 de julho de 2012

59% dos jovens rigem teclando celular (08/07/2012)

Se digitar, não dirija. O alerta não vem em embalagens de celular, propagandas de operadoras nem foi abraçado por autoridades. Mas pesquisa feita com 350 jovens de 18 a 24 anos em cinco capitais brasi (...)

Crescem as multas por bichos (06/07/2012)