Começou dia 5 na Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, uma campanha de educação que usa filmes para mostrar aos motoristas o perigo de desrespeitar as leis de trânsito. É o cinema rodoviário. A aplicação de multas se repete quase 2,9 milhões de vezes nas rodovias do Brasil, em 2011. As estradas ainda são vistas como lugar onde tudo pode. O acostamento vira faixa para os impacientes. Caminhões ocupam quase todos os espaços. Carros ultrapassam sem dar sinal. Mais de um terço das multas são por excesso de velocidade. Passarelas viram rota de motoqueiros, mostra o Jornal Nacional.
Até policiais cortam caminho. A multa para esse tipo de infração é de R$ 574.
As multas pesam no bolso de quem abusa no trânsito. Mas não são tão eficientes assim. Só nos primeiros quatro meses de 2012 já aconteceram 4500 acidentes nas rodovias federais do país, 97 pessoas morreram. Agora a Polícia Rodoviária está usando a educação para tentar reduzir o perigo na estrada.
Um binóculo ajuda na escolha dos carros que devem parar. Durante a fiscalização, todos os motoristas, que cometeram infração ou não, são convidados para um cineminha. Eles assistem a filmes impressionantes, como um que mostra a falta que faz o cinto de segurança.
Os riscos de dirigir com sono ou deixar crianças soltas dentro do carro estão em outros vídeos.
"Fiquei muito assustada", diz uma mulher.
Quem fez algo errado não escapa da punição.
"O motorista é convidado a assistir o filme e recebe a autuação na saída", conta o porta-voz da Policia Rodoviária Federal de SP, Márcio José Pontes.
Fonte: Jornal Nacional (Rede Globo), 5 de julho de 2012

59% dos jovens rigem teclando celular (08/07/2012)

Se digitar, não dirija. O alerta não vem em embalagens de celular, propagandas de operadoras nem foi abraçado por autoridades. Mas pesquisa feita com 350 jovens de 18 a 24 anos em cinco capitais brasi (...)

Crescem as multas por bichos (06/07/2012)