Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros caíram em 14 Estados e subiram em 9 outros e no Distrito Federal, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana terminada dia 6, destaca a Agência Estado. Os preços no Amapá, Roraima e Santa Catarina permaneceram estáveis na semana. Considerado o período de 30 dias, os preços recuaram em 15 Estados e no Distrito Federal, e registram alta em outros 10 Estados. Só no Pará ficaram estáveis.
Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor, as cotações do etanol hidratado caíram 0,61% na semana. No período de um mês, os valores do etanol registram queda de 2,25% nos postos paulistas. O preço médio no Estado ficou em R$ 1,780 por litro ante R$ 1,791 na semana anterior.
A maior alta semanal foi verificada na Bahia, de 1,68%. A maior queda semanal foi verificada no Rio de Janeiro, de 1,46%. No período de um mês, a maior queda foi verificada em Mato Grosso, onde a cotação média recuou 3,14%. A maior alta mensal foi em Rio Grande do Norte, de 0,67%.
Na média de preços do Brasil, a gasolina segue mais competitiva que o etanol, de acordo com a ANP. O preço médio da gasolina no País é de R$ 2,726 por litro, enquanto a do etanol alcança R$ 1,917. O etanol está mais competitivo do que a gasolina em apenas dois Estados: São Paulo e Mato Grosso. Os preços conseguiram ser vantajosos na relação em que o poder calorífico do motor a álcool representa 70% do poder nos motores a gasolina. Em São Paulo, o etanol alcançou 67,84% e, em Mato Grosso, 63,15%. No cálculo são utilizados valores médios coletados em postos em todos os Estados e no Distrito Federal.
No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol nos postos foi de R$ 1,399 por litro, no Estado de São Paulo. O preço máximo foi de R$ 2,95 por litro em postos do Amazonas. Na média de preços por Estado, o menor R$ 1,78 por litro em São Paulo, e o maior preço médio foi registrado em Roraima, a R$ 2,555 por litro.
Fonte: Agência Estado, 6 de julho de 2012

59% dos jovens rigem teclando celular (08/07/2012)

Se digitar, não dirija. O alerta não vem em embalagens de celular, propagandas de operadoras nem foi abraçado por autoridades. Mas pesquisa feita com 350 jovens de 18 a 24 anos em cinco capitais brasi (...)

Crescem as multas por bichos (06/07/2012)