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São Paulo entra no período de chuvas com 96% dos semáforos vulneráveis a apagões. Apenas 200 dos 4.815 controladores semafóricos da cidade têm baterias que impedem que os aparelhos fiquem desligados ou em amarelo piscante durante quedas de energias causadas por temporais. Na tarde do dia 14, por causa da chuva, a cidade chegou a ter 42 semáforos apagados ou com amarelo piscante. As falhas complicaram ainda mais o trânsito, que teve 195 km de congestionamento às 19h, ressalta O Estado.
"Falta investimento em novas tecnologias para poder manter o sistema operando com qualquer condição climática. São Paulo não pode ter esse tipo de problema", afirma o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abeetrans), Silvio Médici.
A Prefeitura instalou as 200 baterias neste ano. Os aparelhos colocados nos controladores dos semáforos garantem quatro horas de energia, o que permite que a sinalização nesses locais funcione mesmo durante um apagão e, principalmente, após as tempestades. A administração municipal afirma que serão instalados "em breve" mais 174 aparelhos no-breaks, adquiridos em parceria com a AES Eletropaulo.
Além da fragilidade, falta inteligência ao sistema semafórico da cidade. Atualmente, 1.633 dos 6.156 cruzamentos com faróis contam com o sistema inteligente. Mas, por falta de manutenção, apenas uma parcela funciona efetivamente.
Especialistas afirmam que semáforos inteligentes podem melhorar o trânsito em até 25%.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de dezembro de 2012

Categoria: Geral


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