O governo federal lançou dia 13 uma operação que pretende reduzir o número de acidentes no trânsito na época das festas de final de ano. Chamada de Operação Integrada Parada-Rodovia 2012/2013, o programa prevê ações de conscientização e intensificação de fiscalização das estradas entre 15 de dezembro e 13 de fevereiro - fim do carnaval. Segundo O Estado, os ministérios das Cidades, Saúde, Transportes e Justiça trabalham em conjunto na operação, que faz parte do Parada - Um Pacto Pela Vida, lançado pelo governo após decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito no mundo de 2011 a 2020.
A operação prevê blitze da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de órgãos de trânsito parceiros em rodovias estaduais e vias municipais em 100 pontos considerados críticos. Os trechos serão de dez quilômetros cada um e correspondem a 1,4% da malha federal sob responsabilidade da PRF.
Nestes trechos críticos aconteceram mais de um quarto (27,6%) dos acidentes e 11% das mortes registradas de janeiro a setembro deste ano. O índice de gravidade para definir os trechos críticos é feito com base em estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da PRF.
O foco da operação será o combate à embriaguez ao volante, bem como a fiscalização de motocicletas, de excesso de velocidade e ultrapassagens em locais proibidos.
Conscientização
Como parte do projeto, serão veiculadas campanhas publicitárias de conscientização para alertar os motoristas sobre as mortes que acontecem por conta de acidentes na estrada próximos ao Natal e ao Ano Novo. De janeiro a novembro de 2010, a média mensal de acidentes provocados por ingestão de álcool nas rodovias federais chegou a 557. Em dezembro do mesmo ano, o número chegou a 679.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 13 de dezembro de 2012

Procura-se vaga (16/12/2012)

"A polícia está bem em cima", diz Marinaldo Oliveira da Silva, presidente do Sindiglaasp (sindicato dos guardadores de carro de São Paulo), sobre a disparada dos pedidos de registro profissional dos f (...)

Vaga congelada no Leblon (16/12/2012)