O Parque do Ibirapuera é apontado por ciclistas como o local onde há mais furtos de bicicletas na cidade. Após ser condenada a indenizar um usuário que perdeu sua bike no local, a Prefeitura agora promete criar no local um estacionamento gerenciado pela Guarda Civil Metropolitana. A ideia é centralizar todas as bicicletas em um só lugar, perto do portão 10. Cada um dos veículos receberia um lacre e o dono, um comprovante. O serviço será gratuito. A Secretaria de Segurança Urbana afirma que "aguarda os trâmites legais" para instalar o "guarda-bike", informa O Estado.
Registros do Cadastro Nacional de Bikes Roubadas apontam que o Ibirapuera teve sete (15%) dos 45 furtos e roubos registrados no site neste ano. Logo atrás, vem a região das Avenidas Paulista e Consolação, com 5 casos (11%). Butantã, que inclui a Cidade Universitária, teve 4 (8%). Também há relatos de furtos em estacionamentos de supermercados e residências.
Para quem tem bicicleta de mais de R$ 5 mil, uma boa opção é fazer seguro. Há opções entre 5% e 8% do valor das bicicletas. As apólices, porém, só cobrem roubos e furtos qualificados (quando há invasão de residência, por exemplo).
A trava em formato de U (U-lock), encontrada a partir de R$ 150, pode evitar a maioria dos furtos. "Soube de tentativas de abrir a tranca da U-lock, mas de ninguém que tenha conseguido", diz o cicloativista William Cruz, do site Vá de Bike!. Já cabos de aço e correntes são considerados inseguros.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 13 de dezembro de 2012

Procura-se vaga (16/12/2012)

"A polícia está bem em cima", diz Marinaldo Oliveira da Silva, presidente do Sindiglaasp (sindicato dos guardadores de carro de São Paulo), sobre a disparada dos pedidos de registro profissional dos f (...)

Vaga congelada no Leblon (16/12/2012)