A visão original de William Lyons era dedicar-se à produção de motos com sidecar. Para esse fim, fundou a Swallow Sidecar Company em 1922. Apenas cinco anos depois, Lyons passaria das motos para os automóveis. Em 1931, lança aquele que seria o primeiro de uma longa série de veículos lendários: o SS1. À medida que ia aperfeiçoando os seus veículos, Lyons sentiu a necessidade de um nome que refletisse de forma mais adequada a velocidade, a elegância e a potência que estes representavam. Assim, em 1935, nasceu a marca Jaguar.
Quando a Jaguar apresentou o seu novo XK120 no Salão do Automóvel de 1948 - com a potência inédita de 160cv - estava destinado a tornar-se um dos maiores esportivos de todos os tempos. O Salão do Automóvel de 1950 foi o cenário escolhido para a estreia da perua Mark VII. A Jaguar passava a contar com três grandes trunfos: uma excelente reputação, uma excepcional perua de grande dimensões e um magnífico esportivo. No entanto, ainda havia espaço para um veículo menor, para produção em grande escala. A resposta chegaria em 1955, ano em que a empresa decide investir um milhão de libras na concepção e desenvolvimento do Jaguar 2.4.
Herança esportiva
Após uma incursão de teste em Le Mans em 1950, Lyons foi persuadido a produzir um veículo destinado exclusivamente à competição. Foi assim que nasceu o XK120C, mais conhecido como C-Type (foto). Três C-Type ficaram prontos a tempo de participar em Le Mans em 1951 e conseguiram uma vitória notável na sua estreia na competição: terminaram em primeiro, segundo e quarto lugares.
Já na década de 60, a Jaguar decide que chegou o momento de mostrar ao mundo outro dos seus espetaculares progressos. A resposta chegaria em 1961 pela mão do E-Type, um verdadeiro ícone automobilístico do qual foram fabricadas 70.000 unidades nos 13 anos após o seu lançamento, e cerca de 60% foram exportadas para os Estados Unidos. Em 1968, chega o XJ6, indubitavelmente a perua mais elegante da Jaguar até hoje.
O ano de 1975 foi testemunha do lançamento do XJ-S, um esportivo com todos os refinamentos de uma perua que gozaria de grande popularidade até meados dos anos 80.
Tradição e o novo milênio
Nos anos 90 foi apresentado o XK8, os esportivos XKR Coupé e Convertible e o S-Type, uma perua esportiva de quatro portas. Em conjunto, compõem a gama mais completa da Jaguar até hoje.
Em fevereiro de 2001, o X-Type foi a estrela do Salão Internacional do Automóvel de Genebra. No ano seguinte foi apresentado o XJ no Salão do Automóvel de Paris, com a sua revolucionária estrutura da carroceria em alumínio. Em seguida, foi a vez do XF. O próximo capítulo da história da Jaguar tem como protagonista um verdadeiro ícone: o Jaguar XJ.
Hoje, tal como ontem, os veículos Jaguar são o resultado de um objetivo único que o carismático fundador da marca soube expressar como ninguém: Criar algo que seja o mais parecido possível com algo vivo".
Fonte: site da Jaguar, dezembro de 2012

Categoria: Mundo do Automóvel

Procura-se vaga (16/12/2012)

"A polícia está bem em cima", diz Marinaldo Oliveira da Silva, presidente do Sindiglaasp (sindicato dos guardadores de carro de São Paulo), sobre a disparada dos pedidos de registro profissional dos f (...)