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O Trecho Sul do Rodoanel foi aberto ao trânsito dia 1º de abril com sujeira na pista, sinalização confusa e postes de iluminação apenas nas pontes e nos acessos a rodovias. Havia um radar de velocidade para flagrar motoristas infratores. Entre 6 e 17 horas, 29 mil veículos passaram pela pista - cerca de 10 mil eram caminhões, segundo informou o jornal Estado de S. Paulo.
A sujeira é decorrência da falta de acabamento. As pistas foram entregues sem que o gramado lateral estivesse finalizado, o que levou areia a vários pontos dos 61,4 km da nova via. Os rolos de grama estavam ao lado das pistas. O motorista que estreou a pista notou ainda fios elétricos jogados no gramado central. Havia postes de iluminação apenas sob as pontes da pista.
A Polícia Militar Rodoviária tinha cinco carros estacionados em pontos diferentes da rodovia - um deles, no sentido do Trecho Oeste, com um radar móvel. A PM não disse se aplicou multa. Em todos os acessos, havia placas indicando limites de velocidade.
Sinalização
O problema que trouxe mais transtornos foi a falta de placas de orientação. O motorista que trafega no sentido oeste do Rodoanel, por exemplo, não encontra nenhuma orientação para retornar. Muitos veículos, principalmente caminhões, fizeram conversões no gramado central.
No extremo sul, a saída que indica retorno (ou acesso à Rodovia Anchieta) não informa que, na bifurcação, também é possível continuar no Rodoanel. Quem entra na pista da direita, que é segregada, mas não faz a curva, continua no Rodoanel sem querer.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 2 de abril de 2010

Categoria: Geral


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