Parking News

A campanha de respeito à faixa de pedestre em Brasília completou dia 1º de abril 13 anos. Um aniversário sem comemorações. O número de mortes nas faixas aumentou: de seis, em 2008, para 11 no ano passado. Quando começou, em 1997, a cidade virou referência no País. Mas será que hoje o respeito à faixa continua?, questionou o DFTV.
"Agora, caiu no esquecimento, no descaso", afirma um rapaz. "No início, era uma coisa mais séria, as pessoas respeitavam mais. Hoje, não", diz a professora Naiá Carrijo.
Em 2008, 157 pedestres morreram no DF. Sendo seis ao atravessar em faixas. No ano passado, o número de mortes de pedestres caiu para 115 mortes, 27% a menos. Mas subiu o número de mortos nas faixas: 11. Quase o dobro. Seis deles eram idosos. E a maioria dos motoristas que desrespeitaram a faixa e causaram as mortes era de jovens, entre 18 e 29 anos.
Os pedestres não são obrigados a acenar antes de atravessar, mas aprenderam a fazer o sinal como garantia de segurança. Quando levantam o braço, os carros param ou deveriam parar.
Carro, ônibus. Não foi difícil flagrar veículos ignorando o pedestre e passando direto na faixa. E também é fácil encontrar pedestre sem fazer o "Sinal da Vida", com o braço. De acordo com o Detran, 88% dos motoristas param na faixa assim que a pessoa acena. Metade dos pedestres, 50%, faz o sinal da vida. Muitos, no entanto, não esperam os carros pararem.
E, para educar tanto motoristas quanto pedestres, agentes do Detran realizaram, dia 1º, uma campanha com teatro e distribuição de panfletos. "Boa parte dos condutores acabam não prestando atenção em relação à velocidade, ao carro que está parado. Muitos não observam se o carro está parado em função da faixa de pedestre ou para embarque e desembarque. Muitos pedestres estão entrando na faixa sem indicação e, principalmente, sem observar se o condutor tem condição de parar", explica o chefe de educação no Trânsito Marcelo Granja.
Quem não para na faixa comete infração gravíssima, com multa de R$ 191 e sete pontos na carteira.
Fonte: DFTV 1ª Edição (TV Globo), 1º de abril de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vereadores aprovam rotativo em Mauá (31/03/2010)

Por 12 votos a 4, a Câmara de Mauá (SP) aprovou dia 30 de março o projeto que autoriza abertura de licitação para terceirizar o serviço de estacionamento em vias públicas, conhecido por Zona Azul. Par (...)

Paes determina faxina nas Jaris (31/03/2010)

O prefeito Eduardo Paes determinou dia 30 de março o afastamento de todos os integrantes das Juntas Administrativas de Recursos de Infração (Jari) do município que "insistiram em indeferir" recursos c (...)

Multas não podem mais ser parceladas (31/03/2010)

Depois do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), agora é o Detran que vai exigir o pagamento de multas de trânsito à vista. O fim do parcelamento vale também para as penalidades que estão atrasadas (...)

Só faltava o cavalete (07/04/2010)

Toda vez que um grande edifício comercial é inaugurado na cidade de São Paulo, o tráfego no entorno do empreendimento fatalmente aumenta - complicando ainda mais as já abarrotadas vias da metrópole, a (...)

Meda não desamarra M"Boi Mirim (06/04/2010)

A faixa reversível implantada na Estrada do M"Boi Mirim para diminuir o congestionamento no sentido Centro da avenida não conseguiu acabar com a fila de ônibus que se forma todos os dias nas primeiras (...)

Aada mudança na Zona Azul (03/04/2010)

O fracionamento de hora do Cartão Joinville, autorizado a explorar o estacionamento da Zona Azul na cidade, foi adiado. A partir do dia 5 de abril, usuários do estacionamento rotativo poderiam pagar p (...)


Seja um associado Sindepark