Parking News

A nova pista central da marginal Tietê se tornou, no rush, a opção menos lenta para a viagem dos motoristas ao longo da via - ao menos por enquanto, destaca reportagem da Folha de S. Paulo. Quem percorria dia 30 de março à tarde as faixas recém-inauguradas no sentido mais congestionado (Lapa-Penha) andava numa velocidade média 28% maior do que na local e 19% superior à da pista expressa. A principal explicação para esse resultado é uma cena corriqueira notada ao longo da nova marginal desde que ela foi entregue: os condutores ainda ficam receosos em acessar a pista central, tanto por ser uma novidade como devido à falta de sinalização, e deixam alguns trechos ociosos.
Por um lado, quem se arriscava pelas novas faixas podia ter uma economia de tempo de até 14 minutos na viagem de ponta a ponta da marginal Tietê em relação às pistas antigas. Por outro, os engarrafamentos no sentido Lapa-Penha por volta das 18h de não eram motivo de ânimo após a entrega da primeira fase do empreendimento de R$ 1,8 bilhão. Mesmo com mais faixas para trafegar e sem nenhuma interferência significativa no trânsito (como chuva ou acidentes graves na via), os veículos trafegavam num ritmo igual ou até inferior ao de um corredor a pé.
Pela nova pista central, a velocidade média nesse horário se limitava a 20,4 km/h - similar à de um campeão da São Silvestre. Na local, era de 17,1 km/h. Na expressa, 16,3 km/h. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) previa que, após a ampliação da marginal Tietê (que aumentou de 8 para até 11 faixas por sentido), a velocidade média subiria 35%, atingindo a marca de 50 km/h. Questionada pela Folha, ela não explicou os detalhes da meta - para dizer em que períodos do dia e em que pistas esse ritmo pode ser alcançado.
Especialistas avaliam que essa condição da marginal é momentânea, até que os motoristas se acostumem com a nova configuração da pista. Depois, a tendência é que as expressas sejam mais rápidas.
Fonte: Folha de S. Paulo - SP, 31 de março de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vereadores aprovam rotativo em Mauá (31/03/2010)

Por 12 votos a 4, a Câmara de Mauá (SP) aprovou dia 30 de março o projeto que autoriza abertura de licitação para terceirizar o serviço de estacionamento em vias públicas, conhecido por Zona Azul. Par (...)

Paes determina faxina nas Jaris (31/03/2010)

O prefeito Eduardo Paes determinou dia 30 de março o afastamento de todos os integrantes das Juntas Administrativas de Recursos de Infração (Jari) do município que "insistiram em indeferir" recursos c (...)

Multas não podem mais ser parceladas (31/03/2010)

Depois do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), agora é o Detran que vai exigir o pagamento de multas de trânsito à vista. O fim do parcelamento vale também para as penalidades que estão atrasadas (...)

Só faltava o cavalete (07/04/2010)

Toda vez que um grande edifício comercial é inaugurado na cidade de São Paulo, o tráfego no entorno do empreendimento fatalmente aumenta - complicando ainda mais as já abarrotadas vias da metrópole, a (...)

Meda não desamarra M"Boi Mirim (06/04/2010)

A faixa reversível implantada na Estrada do M"Boi Mirim para diminuir o congestionamento no sentido Centro da avenida não conseguiu acabar com a fila de ônibus que se forma todos os dias nas primeiras (...)

Aada mudança na Zona Azul (03/04/2010)

O fracionamento de hora do Cartão Joinville, autorizado a explorar o estacionamento da Zona Azul na cidade, foi adiado. A partir do dia 5 de abril, usuários do estacionamento rotativo poderiam pagar p (...)


Seja um associado Sindepark