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O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançou dia 7, no Salão Internacional do Automóvel, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que servirá de guia para o consumidor sobre níveis de consumo de combustível na hora de comprar um carro novo. A Agência Brasil explica que o programa é uma iniciativa do Inmetro, em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), do Ministério de Minas e Energia, e conta com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).
O objetivo do Inmetro/Conpet é fazer com que o programa de etiquetagem comece a funcionar em abril do ano que vem. A partir de então, o consumidor poderá escolher os modelos mais eficientes em consumo de combustível. Basta consultar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) afixada voluntariamente pelas montadoras nos automóveis.
A etiquetagem permite ao consumidor comparar entre modelos semelhantes e escolher aquele que apresente mais eficiência energética.
Fonte: Agência Brasil, 6 de novembro de 2008

Categoria: Geral


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