A maior cidade brasileira está começando uma campanha nova de educação de trânsito pra reduzir o número de atropelamentos. Só nos primeiros seis meses deste ano, eles mataram 325 pessoas. A faixa de pedestres já existe há mais de cem anos. Uma delas, famosíssima, até virou patrimônio histórico na Inglaterra. Mas a zebra do asfalto foi tão ignorada no Brasil que, há cinco meses, as autoridades de São Paulo decidiram apresentá-la aos motoristas, como se fosse uma novidade. A campanha veio depois de um ano em que 630 pessoas morreram atropeladas em São Paulo, lembrou reportagem do Jornal Nacional.
Com mais educação, os atropelamentos entre maio e junho em São Paulo caíram 7,5%. No Centro, com ainda mais fiscalização, a queda foi de 36%. Ainda assim, o desrespeito aos pedestres gera em média 1,2 mil multas por dia.
O problema é que agora tem muito pedestre se achando dono da rua, atravessando de qualquer maneira, sem fazer sinal, como se o motorista tivesse a obrigação de adivinhar a intenção dele ao se aproximar da faixa. Esse pedestre é perigoso e vai ser alvo de uma nova campanha educativa.
O foco é no tipo displicente e naquele que agora age como um rei abusado. "Dizer para o rei que ele é rei, ele é a parte mais vulnerável, mas ele também tem que obedecer às regras", avisa Irineu Gnecco, diretor da companhia de tráfego.
Obedecer e sinalizar
É verdade que ainda falta consideração com a famosa faixa, que nem toda rua tem uma e que até quem devia cuidar do trânsito, às vezes, passa por cima da lei.
Mas o gesto impaciente do pedestre que exige respeito e o agradecimento ao motorista educado, cada vez mais comuns, sinalizam mudanças de comportamento: na direção certa e em uma velocidade bem razoável.
Fonte: Jornal Nacional (Rede Globo), 25 de outubro de 2011

Ponte ligará Santo Amaro e Panamby (25/10/2011)

Um novo anel viário sobre o Rio Pinheiros ligando os bairros de Santo Amaro e Panamby, um túnel de 2,4 km do Brooklin até a Rodovia dos Imigrantes, a remodelação da Avenida Chucri Zaidan e a construçã (...)

Novo semáforo confunde pedestres (27/10/2011)