Um total de 39% das rodovias de Mato Grosso estão em condições ruins ou péssimas. A constatação é da Confederação Nacional de Transportes, por meio da Pesquisa CNT de Rodovias 2011. O relatório feito anualmente analisa as condições das estradas brasileiras, abrangendo toda a malha federal pavimentada e os principais trechos sob jurisdição estadual e concessionada. Individualmente, a pesquisa atribuiu os seguintes conceitos ao estado em relação à condição geral: ótimo (9,1%), bom (20,8%), regular (30,5%), ruim (29,3%), péssimo (10,3%), destaca o portal G1.
Em Mato Grosso, 4.460 km foram mapeados. No geral, o estado de todas as rodovias foi classificado com o status de "ruim" pela pesquisa. Na relação estão as MTs 130 (112 km pesquisados), MT-208 (46 km), MT-240 (59 km), MT-246 (85 km), MT-320 (154 km), MT-343 (79 km), MT-358 (130 km). A geometria de seis, das sete pesquisadas, foi classificada como "péssima" e a geometria da MT-240 foi considerada como "ruim".
Neste quesito, de acordo com a CNT, foram levados em consideração o tipo de rodovia, existência de pista simples, dupla, faixa adicional de subida - 3ª faixa - e sua condição, além das condições de pontes, viadutos e acostamentos. Já o pavimento e sinalização das estradas sob administração do estado variaram entre regular a péssimo.
Em Mato Grosso, as rodovias estaduais apresentaram desempenho inferior quando comparadas às estradas administradas pelo Governo Federal. Na relação das rodovias federais avaliadas estão as BRs 070, BR-158, BR-163, BR-174 e BR-364. A situação geral de quatro rodovias foi considerada regular. Já a BR-158 foi apontada como ruim.
Pontos críticos
A Pesquisa CNT de Rodovias apontou os principais pontos críticos verificados na malha viária mato-grossense. A existência de buracos ainda é considerada a maior dificuldade, seguida por erosões na pista. Em 10,5% foram verificadas trincas na malha ou remendo. Afundamentos, ondulações e buracos foram constatados em 3,3% das rodovias.
Fonte: portal G1, 27 de outubro de 2011

Ponte ligará Santo Amaro e Panamby (25/10/2011)

Um novo anel viário sobre o Rio Pinheiros ligando os bairros de Santo Amaro e Panamby, um túnel de 2,4 km do Brooklin até a Rodovia dos Imigrantes, a remodelação da Avenida Chucri Zaidan e a construçã (...)

Novo semáforo confunde pedestres (27/10/2011)