Parking News

A chuva fina que caiu ontem no horário de almoço parece ter espantado os guardas da Unidade de Ordem Pública (UOP) do Leblon. Entre 11h30m e 12h30m, repórteres do Globo percorreram as principais vias do bairro e só encontraram três agentes e um carro da Guarda Municipal na Avenida Delfim Moreira, esquina com a Avenida Bartolomeu Mitre. Na Rua Dias Ferreira, um dos endereços com o maior número de casos de estacionamento irregular no bairro, não havia ninguém para multar os cinco veículos parados em fila dupla em frente a dois restaurantes.
Segundo a assessoria da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), o efetivo entre 11h e 13h é de 40 guardas, que circulam por todo o bairro. Das 10h às 21h, quando é registrado o número máximo de agentes, a UOP conta com 60 pessoas para fazer a fiscalização de uma área de mais de 661 mil m2 - ou seja, uma média de um guarda para cada 11 mil m2.
Para associação, o número de guardas ainda é reduzido
A presidente da Associação de Moradores e Amigos do Leblon, Evelyn Rosenzweig, diz que, em determinadas horas, como a do almoço, o número de guardas é menor. Para ela, o efetivo reduzido, somado à falta de conscientização das pessoas, é a fórmula perfeita para continuar com a desordem no bairro.
O presidente da Associação de Moradores e Proprietários de Prédios do Leblon, Augusto Boisson, disse que à noite a situação ainda está um pouco difícil de controlar. Para ele, o fato de o bairro ter um grande número de bares e restaurantes dificulta a ação da guarda no combate ao estacionamento irregular e aos flanelinhas.
Ao contrário do que tinha acontecido em dias anteriores, no dia 31 de manhã não havia carros estacionados em lugar proibido na Ataulfo de Paiva e na Rua Humberto de Campos. O mesmo acontecia em frente à 14ª DP (Leblon), onde O Globo havia flagrado quatro veículos parados sobre a calçada dia 28. Para evitar que motoristas voltassem a ocupar o espaço dos pedestres, foram colocados cones e cavaletes no local.
Em cinco dias, desde a inauguração da UOP, guardas registraram 404 infrações, a maioria estacionamento irregular, e rebocaram 33 carros. A UOP do Leblon é a terceira do Rio. A primeira foi inaugurada há seis meses, na Tijuca. A segunda foi a do Centro, criada em setembro. A prefeitura quer atingir a meta de três mil guardas atuando diariamente nas ruas até o fim de 2012.
Fonte: O Globo (RJ), 1 de novembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Ponte ligará Santo Amaro e Panamby (25/10/2011)

Um novo anel viário sobre o Rio Pinheiros ligando os bairros de Santo Amaro e Panamby, um túnel de 2,4 km do Brooklin até a Rodovia dos Imigrantes, a remodelação da Avenida Chucri Zaidan e a construçã (...)

Novo semáforo confunde pedestres (27/10/2011)

Sem agentes para orientar as pessoas nem respeito por parte dos motoristas, o primeiro semáforo da cidade reprogramado para aumentar o tempo de alerta para o pedestre fez exatamente o oposto do que se (...)

Sem parar (01/11/2011)

O sistema de pedagiamento da rodovia dos Tamoios, principal acesso ao litoral norte paulista, ainda suscita dúvidas no governo Alckmin. Estudos preliminares indicam que a estrada, uma vez duplicada, p (...)


Seja um associado Sindepark