Por uma combinação de abuso dos motoristas e falta de fiscalização, estacionar o carro em local proibido no entorno do aeroporto de Guarulhos (Grande SP) tem sido cada vez mais frequente. Tanto o acostamento da rodovia Hélio Smidt, que dá acesso ao aeroporto, quanto um canteiro ao lado do estacionamento oficial são usados para esperar por passageiros prestes a desembarcar. Quem fica ali em geral não quer pagar os R$ 7,50 (primeira hora) do estacionamento do aeroporto porque não irá demorar muito ou porque não encontra vaga. São familiares de passageiros, táxis ou carros e vans de locadoras.
A Folha flagrou o vaivém de carros nas vagas ilegais em dois dias. Dia 25 de outubro, foram 28 em uma hora - 16 na alça e 12 no acostamento. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar fazem a fiscalização. A reportagem não viu nenhuma delas enquanto esteve nos dois locais. A PRF cuida da Hélio Smidt - ser flagrado no acostamento dá multa de R$ 53,20 (infração leve) e três pontos na carteira. No trecho, diz a PRF, 286 motoristas foram multados de janeiro a setembro deste ano, contra 294 no mesmo período de 2010. O entorno do terminal cabe à PM. A multa (infração grave) é de R$ 127,69, e cinco pontos na carteira. Procurada, a polícia não respondeu, até as 20h30, quantas multas havia aplicado no local.
Gato e rato
Os motoristas ficam nos locais proibidos até a polícia chegar, o que nem sempre ocorre. Então saem, dão uma volta e tornam a estacionar.
A Infraero ampliará o estacionamento de Cumbica, hoje com 4.768 vagas. Falta conscientização ao motorista, segundo Edson Varanda, chefe de comunicação social da PRF. A fiscalização no local ("adequada", diz) é feita por policiais que circulam pela via Dutra. Não dá para evitar que os motoristas voltem para as vagas ilegais, afirma Varanda. Jaime Waisman, professor da Poli-USP, diz que uma solução possível é instalar equipamentos semelhantes a radares fotográficos na pista.
Fonte: Folha de S. Paulo, 27 de outubro de 2011

Categoria: Mercado

Ponte ligará Santo Amaro e Panamby (25/10/2011)

Um novo anel viário sobre o Rio Pinheiros ligando os bairros de Santo Amaro e Panamby, um túnel de 2,4 km do Brooklin até a Rodovia dos Imigrantes, a remodelação da Avenida Chucri Zaidan e a construçã (...)