Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros recuaram em 9 estados e subiram em 14 e no Distrito Federal, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana terminada em 28 de outubro de 2011. No Acre, Ceará e Piauí, os preços permaneceram estáveis. No período de um mês, os preços do etanol recuaram em 10 estados e registram alta em 16 estados e no Distrito Federal, conforme noticiou a Agência Estado.
Em São Paulo, maior estado consumidor, as cotações subiram 0,70% na semana. No período de um mês, as cotações do etanol registram alta acumulada de 0,16% nos postos paulistas. A maior alta semanal foi verificada em Roraima, de 3,06%. A maior queda semanal foi verificada na Bahia, de 1.90%.
O preço médio do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,870 por litro ante R$ 1,857 na semana anterior. No Paraná, o preço médio ficou em R$ 1,991 (R$ 1,990 na semana anterior). No período de um mês, a maior queda foi verificada na Bahia, onde a cotação média recuou 3%. No mês, a maior alta foi verificada no Distrito Federal, de 4,37%.
Na média de preços do Brasil, a gasolina segue mais competitiva que o etanol, de acordo com a ANP. Em relação à média do preço da gasolina no País, que foi de R$ 2,745 por litro, o preço do etanol é competitivo até R$ 1,9215 por litro. Como o preço médio do etanol no Brasil está em R$ 2,00, os preços da gasolina estão 3,925% abaixo do ponto de equilíbrio.
No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,499 por litro, no estado de São Paulo. O preço máximo foi de R$ 2,96 por litro registrado no Acre. Na média de preços, o menor preço médio foi R$ 1,87 por litro, registrado em São Paulo, e o maior preço médio foi registrado no Acre, a R$ 2,507 por litro.
Preços
Os preços do etanol voltaram a perder competitividade no Estado de São Paulo, principal região consumidora do país. O etanol apenas permaneceu competitivo em relação à gasolina nos postos dos nos Estados de Mato Grosso e Goiás durante a semana terminada em 28 de outubro, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas. Em São Paulo e no Tocantins, é indiferente utilizar gasolina ou etanol nos postos de combustíveis. Nos demais 22 Estados e no Distrito Federal, a gasolina segue mais competitiva.
O preço médio da gasolina no Estado de São Paulo está em R$ 2,661 por litro, o que torna o etanol hidratado competitivo na região até R$ 1,8627. Na média da ANP, o preço do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,87 por litro, 0,39% acima do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol, o que torna indiferente a utilização do etanol ou da gasolina. Na semana, os preços do etanol subiram 0,70% nos postos no Estado de São Paulo, acumulando uma alta de 0,16% no período de um mês.
Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol está em 70,27% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). Em Goiás, a relação é de 67,90% e em Mato Grosso de 69,85%. Em Tocantins, a relação é de 70,12%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 87,38% do valor da gasolina) e no Piauí (+86,86%).
Fonte: Agência Estado, 28 de outubro de 2011

Ponte ligará Santo Amaro e Panamby (25/10/2011)

Um novo anel viário sobre o Rio Pinheiros ligando os bairros de Santo Amaro e Panamby, um túnel de 2,4 km do Brooklin até a Rodovia dos Imigrantes, a remodelação da Avenida Chucri Zaidan e a construçã (...)

Novo semáforo confunde pedestres (27/10/2011)