A Prefeitura de São Paulo inaugurou ontem (30) mais 13,9 km de faixas exclusivas para ônibus na cidade. Com os novos corredores, a capital paulista atinge a marca de 204,1 km de faixas, 92% da meta da administração do prefeito Fernando Haddad, que é chegar ao final deste ano com 220 km, explica o UOL.
São 800 metros de faixa exclusiva na rua Guaiaúna, no bairro da Penha, zona leste. O transporte coletivo tem prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h. Com a inauguração, a via passa a operar em sentido único de circulação - da praça Benjamin Schalch (Metrô Penha) para a rua Coronel Rodovalho. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implementou ainda mão única na rua Aracati, no trecho entre as ruas Guaiaúna e Major Ângelo Zanchi.
Outros 700 metros de corredor foram instalados nas avenidas Márcio Beck Machado e Sousa Ramos, em Cidade Tiradentes, no extremo leste. A prioridade valerá nessas vias no trecho entre a rua Arroio Triunfo (perto da Estrada do Iguatemi) e a avenida dos Metalúrgicos (junto ao Terminal Cidade Tiradentes), de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, no sentido bairro.
A zona leste ganha ainda mais 4,2 km de faixas na Vila Carrão. Os ônibus têm exclusividade de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, em direção ao centro, e das 17h às 20h, no sentido bairro, nas seguintes vias: rua Antônio de Barros, rua Cesário Galeno/rua Honório Maia, viaduto Antônio Abdo, avenida Conselheiro Carrão e rua Gonçalo Nunes/rua Rodrigues Velho.
O bairro Itaquera ganha 3,5 km de faixa exclusiva na avenida Nagib Farah Maluf (entre a avenida João Batista Conti e a avenida José Pinheiro) e na avenida Prof. João Batista Conti (entre a avenida Sabbado D Angelo e a rua Ana Maria Sirani). O corredor funciona com exclusividade de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, em direção ao bairro.
Na zona sul da cidade, foram inaugurados 100 metros de faixa na rua Dr. João César de Castro. O novo corredor funciona no sentido terminal Guarapiranga em toda a extensão da via, de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 8h30. Outro 1,4 km foi instalado na avenida Nove de Julho, em ambos os sentidos, no trecho entre as avenidas Cidade Jardim e São Gabriel, para interligar o corredor já existente na via com a avenida Cidade Jardim. Os coletivos têm prioridade na nova faixa de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e, aos sábados, das 6h às 14h.
A avenida Casper Líbero, entre a rua Mauá e a rua Washington Luís, sentido sul, também foi beneficiada com 300 metros de faixa exclusiva. O trecho representa um complemento do Eixo Norte/Sul e a exclusividade vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e, aos sábados, das 6h às 14h.
Um corredor de 1,1 km também foi inaugurado na chamada Rótula do Centro, o eixo composto pela avenida São Luiz, viaduto 9 de Julho, viaduto Jacareí e rua Maria Paula, para estender a exclusividade do transporte coletivo no trecho entre as avenidas Ipiranga e Brigadeiro Luís Antônio. A nova faixa vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e, aos sábados, das 6h às 14h.
A faixa exclusiva para ônibus existente na avenida Dr. Arnaldo foi estendida por mais 400 metros em direção ao centro. A ampliação foi realizada no trecho entre as ruas Heitor Penteado e Galeno de Almeida, onde os coletivos têm acesso exclusivo de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e, aos sábados, das 6h às 14h.
Já a zona sudeste da capital paulista ganhou 1,4 km de corredor na rua Bom Pastor (entre as ruas Agostinho Gomes Sacomã e Antônio Marcondes), rua Antônio Marcondes (entre a rua Bom Pastor e a avenida Nazaré) e avenida Nazaré (entre as ruas Antônio Marcondes e Dona Leopoldina). O acesso de transportes coletivos nos locais tem prioridade de segunda a sexta-feira, no sentido centro, das 6h às 9h.
Fonte: UOL, 29 de setembro de 2013

A pé 1 (27/09/2013)

A Secretaria do Verde de São Paulo vai fechar o acesso de veículos ao parque Ibirapuera aos domingos. Vias e estacionamentos serão usados para skates e bicicletas. A entrada de carros será bloqueada à (...)

Teste da garagem (29/09/2013)