O Parque Ibirapuera e outros dez centros esportivos de São Paulo começaram a funcionar por 24 horas desde o final de semana. O Ibirapuera ficará aberto das 5h até as 24h de domingo. Atualmente, o local recebe público das 5h à meia-noite, todos os dias. Já os centros esportivos vão funcionar das 8h de sábado até as 18h de domingo, informa a Folha.
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, responsável pelo parque, explica que uma área de aproximadamente 500 mil m2, cerca de um terço do parque, vai ficar aberta. A entrada dos frequentadores será pelo portão 2, localizado na avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao Obelisco.
Além de poder contemplar a natureza, os paulistanos vão ter atividades de educação ambiental, como doação de mudas, e de lazer, como feira de artesanato e de troca de livros.
A pista de corrida, as quadras poliesportivas e demais áreas permanecerão fechadas nessas cinco horas adicionais (da 0h às 5h de domingo). Segundo a prefeitura, o restante do parque permanecerá fechado "para o conforto e bem-estar dos animais".
O estacionamento também não acompanhará o novo horário do fim de semana. Os motoristas poderão entrar no parque até as 22h - antes era possível entrar até perto de meia-noite. A partir da meia-noite deste sábado, os motoristas deverão retirar os carros. A opção para os motoristas será parar nos bolsões atrás da Assembleia Legislativa.
Alguns moradores da região criticam a medida pois temem aumento de assaltos no local. O advogado Roberto Di Cillo, membro do Conselho Gestor do parque (que representa frequentadores e moradores do entorno) diz que o fechamento do estacionamento vai dificultar o acesso dos frequentadores.
Centros esportivos
De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer, os centros esportivos terão monitores para orientar os usuários. As atividades vão variar de acordo com cada um dos espaços.
A secretaria explica que até 2016 32 dos 45 centros esportivos vão funcionar durante a madrugada no final de semana. Segundo a secretaria, a ideia é que cada subprefeitura tenha um área de lazer aberta.
De acordo com a prefeitura, os centros e o parque terão reforço da GCM (Guarda Civil Metropolitana), além de contar com equipes de segurança terceirizada que já atuam nesses locais.
Fonte: Folha de S. Paulo, 28 de setembro de 2013

A pé 1 (27/09/2013)

A Secretaria do Verde de São Paulo vai fechar o acesso de veículos ao parque Ibirapuera aos domingos. Vias e estacionamentos serão usados para skates e bicicletas. A entrada de carros será bloqueada à (...)

Teste da garagem (29/09/2013)