As ruas e avenidas do centro histórico de São Paulo terão limite de velocidade de 40 km/h ainda este ano, de acordo com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. Ele disse que a ideia é terminar a implantação das faixas exclusivas de ônibus na chamada Rótula Central e depois reduzir a velocidade. A área é delimitada por avenidas como Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana, Mercúrio e Senador Queiroz.
"Quando terminar isso talvez a gente já implante", disse. Em algumas das avenidas que fazem parte da Rótula, a velocidade irá cair de 60 km/h para 50 km/h, já na parte interna ela será padronizada em 40 km/h, informou a Folha.
Segundo Tatto, um dos objetivos da redução é ampliar a segurança de ciclistas.
"Bicicleta não pode andar na calçada, tem que andar no viário. Se tiver ciclovia, de preferência (nela). Se não tiver, anda na rua. Por isso que nós precisamos baixar a velocidade dos carros. Vamos diminuir da Paulista e outras. Toda a região central nós vamos abaixar pra 40 km/h, na Rótula também vamos diminuir", disse.
De acordo com o secretário, a redução do limite da avenida Paulista, de 60 km/h para 50 km/h, também deve começar neste ano. Ele disse que a fiscalização será feita com a implantação de novos radares.
Fonte: Folha de S. Paulo, 25 de setembro de 2013

A pé 1 (27/09/2013)

A Secretaria do Verde de São Paulo vai fechar o acesso de veículos ao parque Ibirapuera aos domingos. Vias e estacionamentos serão usados para skates e bicicletas. A entrada de carros será bloqueada à (...)

Teste da garagem (29/09/2013)