O vereador Nelo Rodolfo, o vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte, João Bico, e o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura, Fábio Remesso, se reuniram com Roberto de Moraes Moura, superintendente de Projetos da São Paulo Transportes, a empresa municipal responsável pelo serviço de ônibus, para discutir o projeto de novo terminal de ônibus em Santana, noticiou o DCI.
Representando os moradores e empresários de Santana, Nelo Rodolfo, João Bico e Fábio Remesso mostraram três áreas onde pode ser construído o terminal de ônibus como alternativas para o quadrilátero formado pelas ruas Darzan, Leite de Moraes, Voluntários da Pátria e Avenida Cruzeiro do Sul, local escolhido pela SPTrans, sem consulta prévia aos moradores e empresários, o que gerou muito descontentamento. Responsável pelo projeto, Moura solicitou prazo de vinte dias para elaborar estudo sobre a viabilidade de novo local. "É uma luta muito difícil, pois precisamos reverter uma decisão já tomada pela administração pública, mas não vamos desistir", disse Nelo Rodolfo. "Precisamos que toda a comunidade permaneça mobilizada nessa campanha contra o terminal no local inicialmente proposto pela SPTrans", acrescentou João Bico. Como alternativa, Moura achou interessante o local onde funciona um drive-in, na Avenida Santos Dumont. Na avaliação dele, o terminal revitalizaria a área. Outra vantagem é a proximidade da estação Carandiru do metrô, do Parque da Juventude e do Campo de Marte, onde o projeto do trem-bala ligando São Paulo ao Rio de Janeiro prevê uma estação.
Para Moura, esses fatores podem facilitar entendimentos com a iniciativa privada, para a construção do terminal dentro do regime de parceria público-privada, já que o projeto prevê ônibus no solo e subsolo e um andar superior, para lojas de comércio e serviço, um verdadeiro shopping. "O custo da desapropriação também pesa em favor da opção pelo terreno do drive-in", lembrou Fábio Remesso. "O que nós falamos ao sr. Roberto Moura é que os moradores e empresários de Santana não querem um terminal no lugar do centro comercial na Rua Voluntários da Pátria", relataram Nelo Rodolfo, João Bico e Fábio Remesso.
Fonte: jornal DCI (SP), 25 de setembro de 2013

Categoria: Cidade

A pé 1 (27/09/2013)

A Secretaria do Verde de São Paulo vai fechar o acesso de veículos ao parque Ibirapuera aos domingos. Vias e estacionamentos serão usados para skates e bicicletas. A entrada de carros será bloqueada à (...)