O governo do Estado paulista anunciou a criação de um trem ligando o metrô paulistano ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (a cerca de 30 km do centro de São Paulo). A obra, que vai custar R$ 900 milhões, deve ser concluída até o início de 2015. A viagem levará, a partir da avenida Paulista, uma hora e meia, segundo teste feito pela Folha em julho.
Considerando que da Paulista à República perde-se menos de 15 minutos de metrô, o tempo que o passageiro levará com o novo trem será cinco minutos maior que o tempo que a Folha levou para ir, no sentido oposto, do aeroporto ao centro paulistano de ônibus e metrô, única maneira de fazer, atualmente, o trecho em transporte público.
Na última sexta-feira, a Folha fez o teste: quatro repórteres saíram às 11h20 de Cumbica em direção à praça da República, no centro de São Paulo, em quatro meios de transporte diferentes.
ÔNIBUS + METRÔ
O ponto de partida da linha 257, rumo ao terminal Tatuapé, é próximo ao da saída dos ônibus executivos, fácil de achar. Apesar de ser uma linha comum, o veículo tem espaço reservado para malas. Pagando R$ 4,45, cheguei em 40 minutos ao terminal Tatuapé, na zona leste, de onde parte a linha vermelha do Metrô, além de trens da CPTM e ônibus para diferentes regiões da cidade. Mais meia hora de metrô e R$ 3, cheguei à República. É a opção mais barata, mas só vale para quem estiver com pouca bagagem.
ESTACIONAR PERTO DE CUMBICA
Havia deixado o carro em um estacionamento próximo e mais barato que o de Cumbica. Às 11h20, fui esperar a van que passa no aeroporto a cada cinco minutos. Em oito minutos, eu chegava ao estacionamento da empresa BR Express (brparking.com.br). Peguei o carro e, às 12h29, cheguei à praça da República (uma hora e nove minutos depois). Teria pago R$ 29 por uma diária, não cobrada porque fiquei só uma hora com o carro parado. Se fosse a diária no estacionamento do aeroporto, seriam R$ 33. Sem chororô.
AIRPORT BUS SERVICE
Só duas pessoas à frente na fila, e a passagem para fazer o percurso Cumbica-República foi comprada por R$ 36,50. O ônibus do Airport Bus Service (www.airportbusservice.com.br) sairia do aeroporto às 11h20. O site informa que a viagem demora, em média, 55 minutos. Um funcionário acomoda as malas no bagageiro do ônibus climatizado, com banheiro e poltronas reclináveis. O veículo parte às 11h21. Cheguei à República às 12h08, em 47 minutos.
TÁXI
Logo na saída do desembarque está um balcão da Guarucoop, empresa de táxi que atende oficialmente o aeroporto. Para ir até a praça da República, é preciso desembolsar R$ 96,96. É quanto vale a comodidade. Há táxis o dia inteiro, mas, nos horários de pico (como de manhã), há filas. Uma vez dentro do carro, o trajeto é tranquilo. Como o preço varia de acordo com o endereço (e não o taxímetro), não há risco de ser enganado. Cheguei ao destino final em 49 minutos.
CARONA COLETIVA
O site MeLeva (meleva.com) facilita "caronas" em táxis para quem desembarca nos aeroportos de Congonhas ou de Guarulhos. O turista se inscreve na página, via Facebook, e registra a rota que faria sozinho e todos os dados do voo (isso dificulta a ação de aproveitadores). Com o formulário completo, o site busca usuários com destinos próximos e horários de chegada semelhantes, e os coloca em contato. Um alerta do próprio MeLeva: muita gente faz a reserva na última hora, então confira seu perfil até a hora de viagem - e tenha planos alternativos, claro.
Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de setembro de 2013

A pé 1 (27/09/2013)

A Secretaria do Verde de São Paulo vai fechar o acesso de veículos ao parque Ibirapuera aos domingos. Vias e estacionamentos serão usados para skates e bicicletas. A entrada de carros será bloqueada à (...)

Teste da garagem (29/09/2013)