Todo dono de veículo paga a taxa do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores), que serve para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito. O seguro dá à vítima o direito a receber de volta tudo que gastou com médico, remédio e tratamentos. Entretanto, muita gente só descobre que tem direito a essa indenização quando cai nas mãos de algum aproveitador, alerta o portal G1.
A seguradora que administra o DPVAT estima que 10% das pessoas deixam de procurar o benefício depois de sofrerem acidentes. A falta de informação sobre o direito ao benefício é o principal motivo e isso também colabora com as fraudes.
A copeira Maria Aparecida Santos seguia para o trabalho em sua moto quando foi atingida por um carro. Ela caiu, sofreu um corte profundo na perna, com rompimento dos tendões e ficou afastada do trabalho por um ano. "Tive gasto com medicamentos, transportes para ir até a fisioterapia, médicos."
Ela reuniu documentos: boletim de ocorrência, laudo do Instituto Médico-Legal (IML), relatório médico e procurou o DPVAT. Meses depois recebeu uma carta da seguradora avisando que os documentos estavam corretos e ela não deveria recorrer a intermediários para solicitar ou receber a indenização do seguro. Depois de um ano e meio de espera ela não recebeu nada. "Tive que gastar com advogado também."
Procedimentos
Entre os acidentados, só tem direito a receber quem teve despesa médica, como internação em hospital particular, gasto com remédio, fisioterapia ou cirurgia. Nesses casos, o valor do benefício é de até R$ 2.700.
Em caso de morte ou invalidez, a indenização pode chegar a até R$ 13.500 e o prazo máximo para fazer o pedido é de três anos da data do acidente.
Para dar entrada, o motorista precisa de uma seguradora, mas ela não pode cobrar pelo serviço. Tem que apresentar boletim de ocorrência, comprovantes de despesa com internação, remédios, fisioterapia e cirurgia, e os atestados médicos.
Fonte: portal G1, 17 de novembro de 2010