Quando o problema é encontrar um lugar para estacionar, haja habilidade. O desafio é grande porque o espaço é pequeno. E tem o desrespeito às leis de trânsito. Outra grande dor de cabeça dos motoristas. Um tipo de vaga foi planejada para facilitar a vida dos motoristas na correria do dia a dia. O estacionamento é permitido por, no máximo, 10 minutos e com o pisca alerta ligado. As vagas de estacionamento de curta duração não são exclusividade de farmácias, padarias ou clínicas médicas. Segundo o Código Nacional de Trânsito, qualquer um pode parar no local, contanto que siga as regras. Mas, em Belo Horizonte, essa lei não tem sido muito respeitada. Só no primeiro semestre, o número de multas por esse tipo de infração teve aumento de 35%.
Com um cronômetro, o Bom Dia Brasil percorreu as ruas da capital mineira. Um motorista estaciona em frente à farmácia, não liga o pisca alerta e passa do tempo permitido. A justificativa: "Tem algum outro veículo aqui esperando para estacionar? Se tivesse, eu já tinha saído", diz. "Esqueci do pisca alerta."
"O pisca alerta é obrigatório, faz parte da regulamentação", afirma o gerente da BH/Trans, Sérgio Rocha.
Os infratores do trânsito podem ser multados em R$ 53,21 mais três pontos na carteira. "A ideia é exatamente promover a rotatividade, fazer com que o espaço público possa ser usado por várias pessoas ao longo do dia", diz Sérgio Rocha.
O motorista da ambulância passa mais de meia hora na vaga, dormindo dentro do carro. Ele declara que estava esperando um paciente e que já estava saindo.
Bom mesmo é fazer como a aposentada Maria Helena de Lima. Ela ficou 10 minutos cravados para pegar um resultado de exame. "Aqui não pode parar só 10 minutos? Tem que obedecer a lei", afirma.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 17 de novembro de 2010