O valor venal dos veículos para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2011 em São Paulo ficou, em média, 7,2% mais barato. O que não significa que todos os paulistas pagarão 7,2% a menos de imposto. "Depende do carro, do modelo, do ano de fabricação. Cada caso é um caso", ressaltou o diretor da Agência AutoInforme, Joel Leite, no site InfoMoney.
É preciso atentar para o fato de que o valor a ser pago do imposto é calculado sobre o valor venal dos veículos. E que a queda, divulgada na última semana pela Secretaria da Fazenda do estado paulista, é uma média. Ou seja, nem todos os paulistas vão sentir esse recuo no bolso.
Para saber se você vai pagar um IPVA mais em conta, é preciso saber quanto o seu veículo valia em setembro deste ano, segundo a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), e calcular. As alíquotas do imposto são as mesmas do ano passado, ou seja:

- Carros a gasolina ou flex, 4%
- Carros a álcool ou a gás, 3%.
- Motos, 2%
- Picapes cabine dupla, 4%
- Utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus e tratores, 2%
- Caminhões, 1,5%
- Carros com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do tributo em SP.

Fique atento!
Para se ter uma ideia, um proprietário de um Gol 1.6 Mi Power Total Flex 8v, de quatro portas, ano/modelo 2010, movido a gasolina, deve pagar no próximo ano R$ 1.369,20 de IPVA, uma vez que a alíquota para esse tipo de veículo é de 4% e seu valor ficou em R$ 34.230 em setembro deste ano.
Para o imposto de 2010, a Fazenda considerou os valores venais de setembro de 2009. Com isso, o proprietário do Gol pagou R$ 1.398,84 de IPVA neste ano, já que o valor do veículo, segundo a Fipe, era de R$ 34.971, em setembro do ano passado. Comparando os dois valores, esse proprietário vai pagar 2,12% a menos de imposto em 2011. E não 7% a menos. "Portanto, é preciso entender esse número (7%) como mera referência", reforçou Leite.
Fonte: site InfoMoney, 22 de novembro de 2010