Um carro esportivo elétrico encerrou dia 16 de novembro uma viagem de 26 mil quilômetros entre o Círculo Polar Ártico, no Alasca, e Ushuaia, na Argentina, sem emitir uma única partícula de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. A Associated Press relata que o veículo, desenvolvido por engenheiros do Imperial College de Londres, nos Estados Unidos, é equipado com dois motores elétricos de 400 cavalos de potência que são alimentados por baterias de lítio de fosfato.
A expedição começou no dia 3 de julho e passou por 14 países durante os 70 dias de estrada. "O SRZero foi carregado com energia e com absolutamente zero de emissões de CO2", disse Alex Schey, um dos engenheiros mecânicos que organizou a viagem. "Encontrar lugares para recarregar o carro ao longo do caminho foi o grande desafio da equipe", conta.
Para aumentar a autonomia, o veículo converte a energia das frenagens em energia cinética, o que permitiu que o SRZero rodasse até seis horas ou 400 km a cada carga.
De acordo com Andy Hadland, porta-voz da equipe, a esperança é que a viagem mude a imagem dos carros elétricos e inspire jovens a se tornarem engenheiros e desenvolver seus próprios projetos.
Apesar de econômico, o carro vai de 0 a 100 km/h em apenas sete segundos e alcança até 200 km/h, de acordo com a equipe.
Fonte: agência Associated Press, 17 de novembro de 2010