A restrição da circulação de ônibus fretados começou a valer dia 27 de julho - das 5h às 21h. Aqueles que foram autorizados a trafegar na zona - de aproximadamente 70 km2 - deverão instalar um GPS (localização via satélite) conectado ao sistema da Secretaria Municipal dos Transportes para serem monitorados, noticiou a Folha de S. Paulo.
No dia 25 de julho, a secretaria informou índice de 63,3% de aprovação dos pedidos de autorização para que fretados circulem na ZMRF (Zona de Máxima Restrição de Fretados). De acordo com o órgão, foram recebidos 362 pedidos até as 12h do dia 25 de julho, prazo estabelecido pela secretaria.
De acordo com a secretaria, a medida tem o objetivo de reduzir em 11% a lentidão do trânsito e aumentar a velocidade dos ônibus urbanos. A Prefeitura calcula que a nova regra afeta 40 mil pessoas que usam fretados - na maioria dos casos, pessoas que moram na periferia ou em cidades próximas (Santos, Campinas, Jundiaí, Santo André e Guarulhos, por exemplo) e trabalham em São Paulo.
Mesmo com aprovação do pedido, alguns dos fretados autorizados a circular na área de restrição deverão alterar seus percursos para evitar os grandes corredores - que incluem vias como as Avenidas Paulista, Ibirapuera e Luís Carlos Berrini, entre outras.
Quem for flagrado mesmo vazio na área de restrição pode receber uma multa a cada hora por trafegar em local ou horário não permitido - R$ 85,13 e quatro pontos na carteira.
Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de julho de 2009

Dnit anuncia que vai religar radares (21/07/2009)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, dia 21 de julho, que vai religar os dez radares do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. A medida atende a uma determinação da Ju (...)

Projeto tira pontos de multa leve (22/07/2009)