Parking News

Como em muitas grandes cidades do mundo, as principais avenidas de Bogotá, capital da Colômbia, apresentam trânsito intenso, barulho e poluição. Mas em algumas regiões ônibus vermelhos circulam livremente, em faixas exclusivas, contrastando com o congestionamento de outras vias. O sistema de ônibus rápido da cidade é chamado de "TransMilênio", relata reportagem do New York Times.
O funcionamento é mais parecido com o de um metrô sobre a terra. Em vez de várias rotas de ônibus pela cidade, são apenas sete linhas com interseções. Os passageiros pagam a tarifa ao passar o bilhete nas roletas, que dão acesso às estações de embarque. O processo evita filas de pagamento da tarifa na entrada do ônibus.
Versões deste sistema estão sendo planejadas e implementadas em vários países, como México, Indonésia e Índia. Além de oferecer transporte público eficiente, os ônibus melhoram o tráfego e ajudam a diminuir a poluição, por um custo menor do que a construção de linhas de metrô. Um quilômetro e meio de metrô custa 30 vezes mais do que o sistema de ônibus rápido e a manutenção é três vezes mais cara.
Com 1,6 milhão de viagens diárias, o "TransMilênio" permitiu que Bogotá retirasse sete mil ônibus das ruas. Apesar de ser abastecido com diesel, o motor eficiente reduz o uso do combustível e desde a implementação da primeira linha, em 2001, as emissões de poluentes caíram 50%. Em reconhecimento, o projeto de transportes em larga escala foi o único aprovado pelas Nações Unidas para vender créditos de carbono.
As avenidas largas e a tradição em viagens de ônibus foram os ingredientes para o sucesso do sistema em Bogotá. Durante as obras de adaptação para implementar o "TransMilênio", um terço das vagas de estacionamento nas ruas foi desativado e o rodízio de automóveis adotado.
Fonte: The New York Times, 23 de julho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Dnit anuncia que vai religar radares (21/07/2009)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, dia 21 de julho, que vai religar os dez radares do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. A medida atende a uma determinação da Ju (...)

Projeto tira pontos de multa leve (22/07/2009)

Motoristas que cometem infrações consideradas leves pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) continuarão tendo de pagar multa, mas ficarão livres da pontuação - três pontos a cada ocorrência - em suas (...)

Prefeitura proíbe vans no Centro (22/07/2009)

As restrições anunciadas para a circulação de ônibus fretados na capital valerão também para vans que transportam nove ou mais passageiros. Segundo a Prefeitura, esses veículos - e não somente os ônib (...)

Redes de estacionamentos contratam 375 (26/07/2009)

As redes de estacionamentos estão com 375 oportunidades abertas para manobristas. As empresas pretendem contratar os novos funcionários nos próximos dias. As ofertas são para todas as regiões da Capit (...)


Seja um associado Sindepark