As redes sociais e o telefone celular são as últimas armas que os egípcios encontraram para combater o trânsito caótico do Cairo, onde o carro é o principal meio de transporte de mais de 20 milhões de habitantes. "Demorei mais de três horas e meia para chegar ao trabalho!", escreveu na sua conta do Twitter um motorista frustrado. Há alguns meses, o Twitter e alguns sites publicam queixas de milhares de pessoas que a cada dia enfrentam a desordem das ruas do Cairo "munidos" de um carro e um telefone celular com o qual recebem informações em tempo real sobre os melhores caminhos e onde estão os piores engarrafamentos. A reportagem é da agência EFE.
"É uma solução muito simples a um problema muito grande", resumiu à Agência EFE Mustafa al Betagy, um dos fundadores do Bey2ollak, um dos sites que informam sobre o trânsito no Cairo.
Bey2ollak, que em dialeto egípcio define toda informação cuja fonte não está clara, nasceu quando Al Beltagy e outros quatro amigos decidiram levar às redes sociais o que já faziam por telefone. "Quando saio do escritório, ligo para meus amigos e pergunto qual caminho devo tomar e quais são as ruas mais engarrafadas", explicou.
Dessa forma, através de um aplicativo instalado no telefone, os usuários enviam e recebem mensagens sobre a situação no trânsito no Cairo.
"É como se você tivesse um terceiro olho para ver como estão as ruas e estradas", explicou Al Beltagy, que destacou a importância deste tipo de ferramenta em uma cidade onde não existem helicópteros ou câmeras que registrem o tráfego como em outras metrópoles mundo afora.
Al Beltagy reforçou que existiam dúvidas sobre o sucesso do aplicativo em um país onde os cidadãos não utilizaram maciçamente as redes sociais até janeiro, quando foram fundamentais para articular a revolução contra do regime do presidente Hosni Mubarak.
"Em uma comunidade, todo mundo ajuda de alguma forma, e não sabíamos se este conceito funcionaria, se as pessoas só consultariam sem fornecer nenhuma informação", contou Al Beltagy, que reforçou o notável sucesso de um projeto que no primeiro dia de funcionamento, em outubro de 2010, registrou a participação de 50 mil pessoas.
Após sete meses de vida, Bey2ollak recebe uma média de 10 e 15 mensagens por hora, embora os grandes engarrafamentos ou os fatos fora do normal chegam a concentrar até 300 mensagens por hora.
Apesar de essa ferramenta não resolver o grave problema do trânsito na capital egípcia, Al Beltagy destacou que foram essenciais para evitar os piores engarrafamentos.
"É como a chegada dos telefones celulares: antes não sentíamos necessidade de ter um, mas agora já não podemos viver sem eles", concluiu Al Beltagy.
Fonte: Agência EFE, 18 de maio de 2011

CET interta rua por 180 as em SP (21/05/2011)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou parcialmente a rua Baltazar da Veiga, entre as ruas Lourenço de Almeida e Domingos Leme, na Vila Nova Conceição, na zona sul de São Paulo, para ob (...)

De dez carros, oito ignoram pedestres (19/05/2011)