Três anos depois da lei que tornou obrigatória a inspeção veicular, saiu o primeiro estudo sobre o impacto dessa medida no combate à poluição. Os veículos movidos a diesel representam menos de 10% da frota, mas são responsáveis por 40% da poluição particulada. É aquela fumaça preta que sai dos escapamentos de caminhões e ônibus. E o maior problema é o motor desregulado, superando inclusive o do não cumprimento da lei. No ano passado, dos quase 120 mil caminhões emplacados em São Paulo, menos da metade passou pela inspeção obrigatória. Dos que fizeram a inspeção, 14,8% foram reprovados. As informações são do portal G1.
Apesar de muitos motoristas e empresas não respeitarem a inspeção, essa fiscalização trouxe benefícios para a população. Segundo um estudo da Faculdade de Medicina da USP, o ar mais limpo na cidade poupou 252 vidas no ano passado. E também houve redução de gastos com a saúde.
O estudo, baseado em padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi apresentado dia 18 de maio para as autoridades municipais. Mas, segundo o coordenador do trabalho, ainda é preciso deixar o combustível mais limpo e melhorar a tecnologia dos veículos a diesel, além de melhorar a fiscalização.
"Se todos os veículos a diesel tivessem passado na inspeção, a gente teria evitado a mortalidade de mais ou menos 500 paulistanos e um custo evitado de saúde da ordem de US$ 39 milhões", afirmou Paulo Saldiva, coordenador do estudo.
Fonte: portal G1, 18 de maio de 2011

CET interta rua por 180 as em SP (21/05/2011)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou parcialmente a rua Baltazar da Veiga, entre as ruas Lourenço de Almeida e Domingos Leme, na Vila Nova Conceição, na zona sul de São Paulo, para ob (...)

De dez carros, oito ignoram pedestres (19/05/2011)