Filas quilométricas de veículos, ônibus lotados e horas de caminhada compuseram a via-crúcis de quem precisou trafegar pela av. Francisco Morato (zona oeste de São Paulo) na manhã de ontem, dia 23 de maio. Tudo por conta das obras que começaram no domingo para trocar 10,1 km de asfalto por concreto das vias do corredor Campo Limpo/Rebouças/centro. Já sabendo da manutenção, a consultora Vivianne do Valle saiu mais cedo de casa, na Vila Sônia (zona oeste), mas, mesmo assim, chegou atrasada ao trabalho. Após descer do ônibus e andar "até não aguentar mais", ela acabou pegando um táxi.
Caminhar pelas calçadas estreitas foi a decisão de grande parte dos passageiros parados no trânsito. Às 10h, havia 3,6 km de congestionamento.
Comerciantes da Vila Sônia ouvidos pela Folha disseram que moradores de Embu das Artes e Taboão da Serra, ambas na Grande São Paulo, andaram mais de 3 km para fugir do congestionamento e dos ônibus lotados.
A primeira fase da manutenção, em 800 metros do corredor na Francisco Morato, deve terminar no final de junho. No trecho passam 250 ônibus por hora, atendendo 300 mil passageiros. Dessa forma, ônibus municipais de 15 linhas farão a parada na faixa da direita. Já os 20 ônibus intermunicipais, que atendem 45 mil pessoas por dia, tiveram suas rotas desviadas para a avenida Eliseu de Almeida. De acordo com a EMTU, a mudança trouxe aumento de 40 minutos no tempo médio de viagem. A obra inteira, orçada em R$ 22,9 milhões, tem sua conclusão prevista para maio do ano que vem.
Fonte: Folha de S. Paulo, 24 de maio de 2011

CET interta rua por 180 as em SP (21/05/2011)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou parcialmente a rua Baltazar da Veiga, entre as ruas Lourenço de Almeida e Domingos Leme, na Vila Nova Conceição, na zona sul de São Paulo, para ob (...)

De dez carros, oito ignoram pedestres (19/05/2011)