Quando a sustentabilidade passa a ser peça fundamental no planejamento das empresas, é importante que os processos produtivos sejam reestruturados e repensados. Os esforços para atender os três erres da sustentabilidade (reciclar, reutilizar e reduzir) são muito valiosos, resultam em diversas vantagens para os negócios e ainda podem aumentar o ciclo de vida de muitos recursos naturais.
Um exemplo disso é a produção nacional de vidro que, em 2009, foi de aproximadamente 980 mil toneladas de embalagens, sendo que cerca de 45% da matéria-prima empregada era oriunda de material já utilizado.
O vidro, diferentemente de outros produtos, pode ser utilizado inúmeras vezes no lugar de matéria-prima virgem, sem prejuízo de qualidade ao produto final. É um material não-biodegradável e deve ter sua destinação correta: a reciclagem.
Os benefícios do retorno das embalagens de vidro reutilizado na fabricação de novas embalagens implicam uma economia de 4% de energia, 9,5% de água e ainda reduz a emissão de CO2.
Até aí, o sistema parece bastante eficiente, mas o grande problema do vidro é o reaproveitamento das embalagens. Sem esse destino correto, se reduz a quantidade de material pós-consumo que deve ser destinado à reciclagem, desabastecendo a indústria que já considera este material matéria-prima. Sem contar a sobrecarga no sistema de coleta urbana com produtos que têm alto valor.
Portanto, é de suma importância que cada um faça sua parte neste processo: setor público investindo em educação ambiental para elevar o volume de material destinado à reciclagem; empresários orientando seus colaboradores e consumidores; consumidores dando a correta destinação ao vidro pós-consumo; e a indústria deve estar sempre atenta às inovações tecnológicas e continuar prolongando o ciclo de vida dos recursos naturais.
Você sabia que...
- o vidro, embora tenha sido descoberto há 4 mil anos, teve a coleta seletiva iniciada somente em 1986 na cidade de São José do Rio Preto?
- a indústria do vidro tem centrado seus esforços em reduzir o peso dos produtos finais, garantindo a mesma durabilidade e resistência?
- um quilo de cacos de vidro resulta em exatamente um quilo de vidro novo?
- o vidro demora mais de mil anos para se decompor?

ACEITO
- garrafas (bebidas em geral)
- potes (alimentos em geral)
- frascos (medicamentos, cosméticos etc.)

NÃO ACEITO *
- espelhos
- lâmpadas
- vidros planos, vidros de janela
- pirex e similares, cerâmica e louça
- cristais
* Eventualmente podem ser reciclados, mas não misturados aos de embalagem.
Fonte: Abividro; publicado no Informativo Economix, da Fecomercio, 1ª quinzena de maio

Categoria: Ação Social

CET interta rua por 180 as em SP (21/05/2011)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou parcialmente a rua Baltazar da Veiga, entre as ruas Lourenço de Almeida e Domingos Leme, na Vila Nova Conceição, na zona sul de São Paulo, para ob (...)